Cuca Alemã Recheada

Cuca Alemã Recheada

Cuca Alemã Recheada

No Rio Grande do Sul a cuca recheada com frutas frescas ou geléia de frutas é presença obrigatória nos churrascos, onde é saboreada junto com a carne e não como sobremesa.

Apesar de ter morado vários anos naquele Estado não foi lá que aprendi a fazê-la, somente anos mais tarde tive a oportunidade de participar de um curso com uma professora gaúcha há mais de 2000 kilometros de distância dos Pampas.

A cuca é feita com fermento biológico o que aumenta o tempo de preparo de forma considerável, portanto é preciso se programar com antecedência. É muito importante escolher um fermento de boa qualidade e que esteja fresco.

A xícara utilizada como medidor é a menor, de 200ml.

Massa

  • 1 quilo de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar cristal
  • 4 colheres (sopa rasa) de fermento biológico instantâneo
  • noz moscada ralada
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 4 ovos
  • ¾ xícara de manteiga
  • 3 xícaras de água
  • Misture a farinha de trigo peneirada com o açúcar, o fermento biológico, a noz moscada e o sal. Reserve. Bata com um garfo os ovos com a manteiga derretida e em seguida misture aos ingredientes secos. Amorne a água e acrescente aos poucos à massa, sovando com as mãos até que a massa fique elástica. Deixe a massa descansar por 2 horas ou até que dobre de volume.

    Recheio

  • 1 litro de leite
  • 4 gemas
  • 6 colheres (sopa) de maizena
  • 1 xícara de açúcar
  • geléia de morango
  • Misture as gemas com a maizena e um pouquinho do leite; leve o restante do leite e o açúcar ao fogo; quando o leite ferver acrescente a mistura de gemas, mexendo até ficar consistente. Reserve a geléia para utilizar sobre o creme, conforme explicado abaixo.

    Farofa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 xícaras de açúcar cristal
  • 1 colher (café) de açúcar de baunilha
  • canela em pó
  • raspas de limão
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite,
  • 1/2 xícara de manteiga
  • Coloque em uma vasilha a farinha de trigo, o açúcar, a baunilha, a canela em pó, as raspas de limão, o creme de leite, e a manteiga derretida. Misture com as pontas dos dedos formando pequenos grumos. Deixe para preparar a farofa bem próximo do momento de utilizá-la, para que ela não umedeça.

    Quando a massa tiver dobrado de volume dividi-la nas formas (3 formas de 25x35cm ou 4 formas de 20x30cm). Cobrir o fundo das formas com cerca de 2cm de espessura de massa. Assim que a massa volte a crescer (cerca de 10 minutos) distribuia o creme em fileiras e por cima coloque a geléia de morango.

    O recheio não deve ficar muito próximo da borda da forma e as fileiras devem se manter distantes cerca de 2cm. Deixe crescer mais um pouco (5 ou 10 minutos). Distribuia a farofa. Leve ao forno pré-aquecido e asse em temperatura baixa cerca de 45 minutos ou até que a parte superior da cuca fique dourada. Ao retirar do forno salpique um pouco de água para deixar a farofa mais macia.

    About these ads
    1. #1 por Doralice em abril 10, 2010 - 6:04 pm

      Fiz esta receita e é maravilhosa, perfeita, parece de confeitaria…o sabor iigualável. Obrigada por compatilhar esta preciosidade.
      Bjs

    2. #2 por joice diniz em abril 30, 2010 - 4:13 pm

      a massa desta cuca é maravilhosa mas na minha cuca o recheio desceu todo pro fundo porque?sou marinheira de primeira viagem mas mesmo assim minha primeira cuca ficou uma delicia

      • #3 por elisianemacedo em maio 1, 2010 - 2:42 pm

        Joice,

        Parabéns pela cuca, realmente não é uma receita fácil para iniciantes. Em relação ao recheio afundar pode ser por dois motivos: a quantidade do recheio foi excessiva ou a massa ficou mole demais. Dependendo da marca da farinha pode ser necessário diminuir um pouquinho a quantidade da água da receita.

    3. #4 por marcia em maio 21, 2010 - 2:14 am

      gostaria de saber qual e o ponto desta massa , se ela gruda na mao ou nao, obrigada

      • #5 por elisianemacedo em maio 21, 2010 - 3:08 pm

        A massa fica grudenta e mole. Também é importante utilizar uma forma mais larga do que a de pão, para que o recheio não escorregue pelas laterais. Molhe um pouco os dedos na água para facilitar acomodar a massa na forma. Espero que você faça e que fique uma delicia!

    4. #6 por marcia em maio 23, 2010 - 6:13 pm

      ola Elisiane
      fiz sim e ficou uma delicia nao sobrou nada , so o recheio q nao ficou fundo ficou superficial , gostaria de saber como faco p ele ficar como na foto rsrs ,
      obrigada

      • #7 por elisianemacedo em maio 24, 2010 - 3:44 am

        O mais normal é afundar porque tanto o creme quanto a geléia são pesados. A forma deve ser larga e o recheio colocado somente em algumas fileiras e não cobrindo toda a cuca. Seja generosa na quantidade do creme e coloque a geléia em cima do creme.

    5. #8 por Ana Paula em agosto 27, 2010 - 3:44 pm

      Olá …ummmmmmmmmmm….é de dar aguá na boca…que delicia……parabéns a vc ,por dividir essa receita conosco…..abraços…

    6. #9 por Eliane Polla Chitolina em setembro 24, 2010 - 12:37 am

      Estou fazendo cuca para vender. Para muitos é novidade aqui no estado de Mato Grosso do Sul. A receita que faço é um pouco diferente da sua é j[um sucesso. Agora , Também irei fazer esta sua, que também deve ser uma delícia.

      • #10 por elisianemacedo em setembro 24, 2010 - 11:50 am

        Experimente, acho que você vai gostar. É importante não deixar assar demais, para não deixar a cuca ressecada. Abraços e sucesso.

    7. #11 por Dhieily em novembro 10, 2010 - 5:39 am

      olá, parabens pela receita , eu fiz o gosto ficou ótimo mas meu recheio afundou um pouco , acho que coloquei poucos fileiras e muito creme localizado em um lugar só , vou corrigir na próxima, mas mesmo assim todos comeram e amaram… há tenho uma dúvida , alias duas rsrs a primeira é que na farofa fala de açucar de baunilha eu nunca usei como é ? se encontra facilmente? eu coloquei essencia de baunilha na minha mas minha farofa ficou um pouco molhada… a segunda é qual a marca de sua geléia de morango, eu comprei uma aq mas ela não fica tão vermelhinha como a sua da foto.desde já agradeço.

      Mais uma vez parabéns, mesmo sem conhece-la achei vc encantadora, espero que sempre compartilhe conosco suas novidades para podermos agradar as pessoas que amamos com delicias como essa cuca…abraços

      • #12 por elisianemacedo em novembro 10, 2010 - 2:59 pm

        Olá, obrigada, que bom que você gostou da receita. Não há diferença entre o essência e o açúcar de baunilha, eu prefiro o último porque é mais suave. Compro em casas de produtos para festas, no mercado nunca vi. Para a farofa ficar menos molhada diminua a quantidade de creme de leite. A geléia é da Harald e todos os sabores são muito gostosos, no entanto, também não é comum encontrar nos supermercados. Abraços, e a melhor coisa é fazer a receita várias vezes e ir fazendo pequenos ajustes para ficar do que jeito que a sua família gosta.

    8. #13 por sabrina em abril 4, 2011 - 1:41 am

      De todas as receitas que pesquisei foi a que mais gostei,espero conseguir acertar o ponto da massa.Obrigado por dividir conosco esa maravilha.

      • #14 por elisianemacedo em abril 4, 2011 - 1:10 pm

        A massa fica mole e grudenda. Já testei muitas receitas de cuca, e esta nunca me deixou na mão. É importante que o fermento esteja fresco e seja de boa qualidade. No assar, não utilize forno muito quente para que a cuca não resseque. Boa sorte!

    9. #15 por nice em maio 5, 2011 - 12:57 am

      adorei obrigado pela receito . se ñ for pedir muito gostaria de ter receitas de bolachas du sul. obrigado!!!!

      • #16 por elisianemacedo em maio 5, 2011 - 7:06 pm

        Tenho algumas receitas de bolachas, mas de qual tipo que você está procurando?

    10. #17 por dhieily em junho 11, 2011 - 2:46 am

      OLA QUERO SABER SE TEM ALGUMA RECEITA DE CUCA COM COBERTURA DE LEITE CONDENSADO , VI ALGUMAS NA INTERNET MAS NORMALMENTE COLOCAM O LEITE CONDENSADO NA MASSA E NAO EM CIMA , SERÁ QUE DA CERTO FAZER UMA COBERTURA ASSIM…

      • #18 por elisianemacedo em junho 14, 2011 - 8:30 am

        Olá, já fiz recheios com doce de leite e fica muito bom. O leite condensado pode ser utilizado para jogar em cima do pão ou rosca depois de assado, assim que for retirado do forno. Bjs

    11. #19 por Janaine em agosto 18, 2011 - 10:04 am

      qual a quantidade de geleia devo usar ???

      • #20 por elisianemacedo em agosto 18, 2011 - 12:27 pm

        Janaine, a quantidade vai do seu gosto, para um quilo de farinha devo utilizar umas 200 gramas de geléia.
        O importante é fazer carreiras de creme e cobrir com um pouco de geléia. Dê uma olhada na foto no final da receita de cuca alemã de chocolate (http://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/) se quiser ter uma idéia de como fica o recheio.

    12. #21 por Janaine em agosto 18, 2011 - 4:57 pm

      Muito obrigada, agora vou fazer essa receita que parece ser muito boa .

      • #22 por elisianemacedo em agosto 20, 2011 - 1:17 am

        Fica uma delícia, espero que você faça e goste. Abraços

    13. #23 por joseane lima em agosto 24, 2011 - 7:45 pm

      ola,tenho uma duvida,voce fala em fermento fresco,nao serve fazer com aquele do saquinho seco?existe duas coisas que me perseguem o pao de queijo e a cuca nunca acerto faze-los,mais vou tentar esta,voce nao tem uma receita de bolachas gauchas aquelas super macias com glace?

      • #24 por elisianemacedo em agosto 24, 2011 - 8:12 pm

        Oi Joseane, o fermento que eu utilizo é o seco mesmo, pode utilizar aquele do saquinho. Se quiser faça apenas metade da receita para experimentar, no meu site tem a receita de cuca de chocolate (http://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/) é a mesma massa, mas faço apenas com 1/2 quilo de farinha. Para mim esta receita sempre funciona, espero que dê certo para você. Não sei de que bolacha você está falando, é a de natal? Abraços

    14. #25 por Roberto Deboer em setembro 16, 2011 - 6:24 pm

      Olá…preciso saber o máximo sobre cucas,quero fazer e vendê-las.obrigado

      • #26 por elisianemacedo em setembro 17, 2011 - 3:19 pm

        Legal, é uma boa idéia, os ingredientes não são caros e a receita rende muito. Você pode optar pelas cucas baixinhas (como as do meu blog, estilo catarinense) ou pode fazer aquelas no formato de pão com recheio (tradicionais no Rio Grande do Sul). Estas últimas utilizam uma massa mais firme e permitem que você enrole como um rocambole. No blog não tenho a receita desta de massa mais firme, mas se quiser posso te mandar por email. Para agradar gregos e troianos ofereça diferentes sabores: faça geléias de frutas (morango, laranja, abacaxi, pera, maçã), utilize frutas cruas (banana, uva), ou ainda utilize coco com leite condensado e creme de leite, creme de leite com canela, creme de confeiteiro, ricota com creme de leite, canela e açúcar, ganache de chocolate, etc. Faça uns testes, convide os seus amigos, e os sabores que fizerem mais sucesso, podem te indicar por onde começar. Uma idéia para formação de preço: anote tudo o que gastar com ingredientes, hora de trabalho, energia, gás, embalagem e multiplique por 3. Abraços e sucesso.

    15. #27 por Luciana em setembro 29, 2011 - 1:31 pm

      Sera que consigo fazer em porções individuais?

      • #28 por elisianemacedo em outubro 1, 2011 - 7:18 am

        Já fiz com diferentes tamanhos de formas, mas nunca fiz mini-bolinhos, porque acho muito trabalhoso. Lembre de molhar ligeiramente a mão para facilitar espalhar a massa nas forminhas. Além disso, o recheio deve cobrir apenas parte da cuca, não sei se haverá espaço para isso. Ao levar para assar o tempo no forno deve ser muito menor, tenha cuidado especial para não deixar ressecar. Se fizer a experiência volte aqui para contar para a gente se funciona. Abraços

    16. #29 por Elsob Erhart em outubro 8, 2011 - 7:46 pm

      fiz a receita, muto boa, legitima cuca Alemã, no recheio usei Requeijão.
      Nota 100, recomendo pode fazer sem medo.

      • #30 por elisianemacedo em outubro 8, 2011 - 8:25 pm

        Que bom que voce gostou, sempre comi as que minha mãe faz, mas não consigo fazer a receita dela dar certo, quando aprendi esta receita fiquei muito feliz com o resultado. Abraços

    17. #31 por lilian em novembro 8, 2011 - 2:42 pm

      Ola amo cuca alemã ja fiz esta receita muitooooo boaaa…

      • #32 por elisianemacedo em novembro 8, 2011 - 4:59 pm

        Eu também sou super fã de cucas, tanto de fazer como de comer. Abraços

    18. #33 por lilian em novembro 8, 2011 - 6:19 pm

      Sempre busco receitas nos site, mas as receitas desse são maravilhosas ,parabéns .e aproveitando a oportunidade gostaria de saber se vc tem receita de bolacha caseira, as de natal ,ou de manteiga…

      • #34 por elisianemacedo em novembro 9, 2011 - 8:55 am

        Lilian, se você observar faço poucas publicações se comparado com outros blogs, pois o meu objetivo é apenas publicar aquelas receitas que realmente fiz várias vezes e que do meu ponto de vista merecem ser repetidas ao longo dos anos. Devo publicar no final deste mês uma receita de biscoito natalino que costumo fazer para presentear, fique atenta, o biscoito é simplesmente imperdível. Abraços, Elisiane

    19. #35 por simoni em novembro 11, 2011 - 10:00 am

      oi,gostaria de saber se pode ser feita esta receita ou as outras com fermento de batatinha,obrigada

      • #36 por elisianemacedo em novembro 11, 2011 - 1:32 pm

        Oi Simone, não conheço o fermento caseiro feito de batatinha. Você teria que testar para ver se funciona e depois contar para a gente. Abraços, Elisiane

        • #37 por simoni em novembro 11, 2011 - 3:57 pm

          ok vou tentar,espero que de certo
          eu acho que deve ser a mesma coisa,mas veremos.Obrigada um abraço ha e gostei muito do seu site serei uma seguidora

        • #38 por elisianemacedo em novembro 13, 2011 - 2:23 pm

          Legal, obrigada, espero que experimente algumas receitas do meu site. Abraços,

    20. #39 por Cleonice em dezembro 30, 2011 - 12:49 pm

      Olá Elisiana gostei muito da receita mas gostaria de fazer as cucas como você fazem ai as enroladas como você sitou se você puder me mandar a receita por email eu agradeço. É o email da minha loja. meu nome é Cleonice bjs e obrigada

    21. #41 por Monica em fevereiro 22, 2012 - 8:02 pm

      Ola Elisiane…segui bem direitinho a receita mas com 1 xicara e meia de agua a massa ja ficou grudenta. Devo colocar mais agua?

    22. #43 por Monica em fevereiro 24, 2012 - 7:34 am

      Querida Elisiane, a minha nao deu certo….a massa nao cresceu,sovou e queimou…rsrsrs…foi um desastre!. Meus filhos disseram que ficou uma delicia mas eu sei que foi só para agradar..rsrsrs…Nao vou desistir! O fermento que usei foi o de saquinho (fermento seco para pizza e paes) da fleischmann.Abraços

      • #44 por elisianemacedo em fevereiro 24, 2012 - 12:31 pm

        Que pena, massas fermentadas nem sempre funcionam, esta receita deu certo para mim todas as vezes que fiz (que foram inúmeras), mas tem algumas receitas que funcionam com minhas amigas e que comigo não dão certo de jeito nenhum. Se tiver paciência tente novamente com um fermento novinho, recomendo apenas fazer uma quantia menor, utilize apenas 1/2 quilo de farinha (se quiser pode se basear na receita de cuca alemã de chocolate, a receita é a mesma) e coloque a quantia indicada de cada ingrediente, se tiver medida em xícaras utilize a de 200 ml. Eu gosto de utilizar forno a 180 graus, demora mais para assar, mas fica com uma cor dourada clara, sem ressecar nada. Abraços

    23. #45 por michelli em abril 27, 2012 - 11:09 pm

      posso usar essa receita da massa para outros recheios como chocolate ,prestigio e doce de leite

      • #46 por elisianemacedo em abril 29, 2012 - 3:49 pm

        É isso mesmo, podemos usar a criatividade e fazer recheios bem diferentes, hoje mesmo, fiz uma cuca com recheio de goiabada cremosa e queijo de minas (este último bati no liquidificador com um pouco de leite, raspas de limão, 1 gema e um pouco açúcar). Abraços e obrigada pela visita.

    24. #47 por Denise Fernanda em setembro 16, 2012 - 11:16 pm

      você é maravilhosa e nem te conheço,um beijo grande e obrigada por compartilhar dos seus segredinhos,esses sim fazem toda a diferença.Elis você ministra cursos?
      beijos mil…………..
      Denise.

      • #48 por elisianemacedo em setembro 17, 2012 - 8:37 am

        Oi Denise, obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas, espero que experimente algumas receitas do blog. Eu não ministro cursos, mas qualquer dúvida que você tiver pode perguntar que eu respondo. Abraços

    25. #49 por helia cristina em setembro 22, 2012 - 11:46 pm

      ola,estou querendo fazer cuca pra vender,mas as minnhas formas sao de pao e possivel fazer com recheio sem derramar. obrigada!

      • #50 por elisianemacedo em setembro 24, 2012 - 8:46 am

        Oi, não dá não, se quiser utilizar este tipo de forma o melhor é só cobrir com farofa e talvez com algum tipo de fruta seca (pedaços de nozes, castanhas, frutas cristalizadas, amendoim, etc.). Você pode fazer em uma forma retangular, estas normais de assar bolos e cortar a cuca em tiras para vender. Abraços

    26. #51 por Ivone em novembro 14, 2012 - 10:02 am

      Olá fiz uma receita com fermento caseiro(não é o de batatinha)deu certo mais achei que ficou meio seca,o que será que errei?bjss.

      • #52 por elisianemacedo em novembro 14, 2012 - 12:00 pm

        Oi Ivone, a cuca pode ficar seca porque assou muito tempo ou em fogo alto ou porque a farinha que você utilizou exige uma quantidade maior de água, veja na foto do passo-a-passo da receita http://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/ como deve ficar a consistência da massa, mole e grudenta. A farinha que utilizo é a Sol e neste caso a água da receita é o suficiente. Abraços

    27. #53 por renata pereira em dezembro 1, 2012 - 9:46 pm

      parece ser boa vou fazer

    28. #54 por Ana em dezembro 15, 2012 - 10:25 am

      Pode fazer a massa na maquina de pão?

      • #55 por elisianemacedo em dezembro 16, 2012 - 2:33 pm

        Sim pode, mas não é necessário, basta bater um pouco com a mão, não precisa sovar. Abraços

    29. #56 por luciana em janeiro 3, 2013 - 5:43 pm

      Ola! Adoro cucas, vou fazer e depois dou uma nota!

      • #57 por elisianemacedo em janeiro 5, 2013 - 8:59 am

        Luciana, obrigada pela confiança na receita, aguardo o seu retorno com a nota para a cuca. Abraços

    30. #58 por Satomi em janeiro 23, 2013 - 1:32 am

      Meu marido é gaúcho descendente de alemães…e eu sou Paulista descendente de japoneses. Ele sempre me pedia Cuca e eu não sabia o que era…vi sua receita e me encorajei a fazer, mas tenho um grande problema…moro fora do Brasil e fermento biológico fresco é uma coisa rara, em 16 anos nunca vi vendendo…sniif
      Estou tentando fazer com o fermento biológico seco, a massa está para crescer agora…estou com os dedos cruzados e rezando !!rs

      • #59 por elisianemacedo em janeiro 23, 2013 - 8:54 am

        Oi Satomi, obrigada pela confiança, eu geralmente utilizo fermento biológico seco instântaneo, porque ele tem uma durabilidade muito maior que o fresco. No entanto, enfatizo o INSTANTÂNEO, procure por esta versão aí no seu país. Esta receita é muito grande, para fazer alguns testes e ajustes melhor fazer uma quantia menor, se quiser veja em http://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/ a mesma receita da massa utilizando apenas a metade da farinha de trigo. Torço que você consiga e que o seu marido possa relembrar algumas das delícias gastronômicas do Rio Grande do Sul. Abraços

    31. #60 por Bibiane Winkler em setembro 30, 2013 - 12:45 am

      Oi Elisiane! Estou testando algumas receitas de cuca,já coloquei muita massa fora, rsrs, e nunca consegui acertar. Na verdade eu procurava receitas de cuca tipo italiana, aquelas bem altas parecidas com um pão. Mas, depois que fiz as suas receitas, e fiz quase todas de cuca, não tenho mais dúvidas, a massa é a sua, perfeita.
      Agora estou planejando vender cucas e quero saber por quanto posso vendê-las. Moro em Brasília e aqui tem um grande público para isso, o que você acha?

      Bibiane.

      • #61 por elisianemacedo em setembro 30, 2013 - 10:57 pm

        Bibiane, obrigada pelo feedback, a vantagem da cuca é que com a mesma massa você pode criar cucas diferentes só variando o recheio. O preço de venda pode ser calculado multiplicando por três o valor gasto para produzir e vender a cuca (incluindo a matéria prima, mão de obra, energia elétrica, etc). Acho legal a idéia e fico torcendo pelo seu sucesso. Abraços

    32. #62 por raquel nascimento em janeiro 2, 2014 - 10:54 am

      ola adorei vou fazer so que minhas farovas se somem no meio da massa oque fazer me ajudem obrigada

      • #63 por elisianemacedo em janeiro 5, 2014 - 3:53 pm

        Raquel, a minha sempre dá certo, faça a farofa conforme a receita, se depois de acrescentar a manteiga a farofa já estiver úmida acrescente apenas uma das colheres de creme de leite. Abraços e boa sorte.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 140 outros seguidores

    %d blogueiros gostam disto: