Pão Doce

Pão Doce

Pão Doce

Este pão doce lembra muito a minha infância: às vezes, muito esporadicamente, minha mãe deixava comprar um pãozinho doce na padaria perto de casa, para levar para a escola. A padaria já não existe e não tinha voltado a experimentar nada parecido. O pão é bem macio com uma cobertura deliciosa de farofa doce e creme de confeiteiro.

Recentemente, fiz um curso de pães e para minha surpresa o pão doce ensinado tinha “sabor de infância” e o que imaginava ser possível apenas com auxílio de máquinas profissionais, podia ser feito em casa, contando apenas com uma batedeira  para massas pesadas ou uma máquina doméstica para fazer pão.

A batedeira/máquina de pão é importante para sovar a massa até que ela fique em “ponto de véu de noiva”. A massa fica elástica e desgruda das mãos.

Ingredientes para 16 pães de 50 gramas:

  • 500 g. de farinha de trigo
  • 300 ml de água em temperatura ambiente
  • 1/2 colher (de sopa rasa) de sal
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1 1/2 colher (de sopa rasa) de margarina
  • 1 colher (sopa rasa) de melhorador
  • 20 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite em pó
  • Coloque a farinha, o sal, o açúcar, o melhorador e o leite em pó na vasilha da batedeira, e misture um pouco (se optar pelo fermento seco misture com os ingredientes secos). Acrescente o ovo e a margarina e bata um pouquinho. Comece a colocar a água aos poucos, intercalando com o fermento fresco esmigalhado. Depois de terminada a água continue batendo até atingir o ponto de véu. Deixe a massa descansar por 30 minutos ou um pouco mais, caso ela esteja dificil de moldar (grudenta).

    Divida a massa em 16 partes, forme bolas, utilize óleo nas mãos e na mesa para não grudar. Deixe descansar alguns minutos e em seguida abra cada bola de massa na forma de cilindro e enrole como caracol, coloque em forma untada, deixe dobrar de volume.

    A forma de caracol é importante para conseguir colocar o creme sobre cada pão, na foto abaixo o passo a passo para formar o caracol: forme um cilindro com a bola de massa e em seguida levante o cilindro, encoste uma das pontas na mesa e vá baixando a mão, e faça com que a massa contorne a parte da massa que já está na mesa, sem sobrepôr uma volta na outra. Depois de colocar na forma dê uma apertada leve no pão.

    Pao Doce - Modelagem

    Pao Doce - Modelagem

    Cobertura – Creme de Confeiteiro (recheio de sonho):

    Gosto do Creme Mestre Patissyer, da marca Arcólor, que é muito prático e gostoso. Para preparar basta misturar 1 xícara do pó do creme com 2 xícaras de leite, e levar ao fogo, mexendo até engrossar. Se preferir pode preparar um creme misturando 500 ml de leite, 4 gemas, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 5 colheres de açúcar e 1 colher de chá de essência de baunilha, leve ao fogo, mexendo até engrossar. Utilize o creme depois de frio.

    Cobertura – Farofa:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1 colher (café) de açúcar de baunilha
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1/3 xícara de manteiga derretida
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • raspas de limão
  • Misture todos os ingredientes com os dedos, formando pequenos grumos.

    Depois que os pãos dobrarem de volume, pincele com ovo batido (utilize pincel bem macio), e distribua o creme de confeiteiro (com o auxilio de um bico de confeitar) e por último salpique a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido ou até que esteja levemente dourado.

    Como muitos perguntam o que é melhorador, resolvi acrescentar uma foto da embalagem e uma explicação: o melhorador reforça o glúten da farinha, facilita a sova e resulta numa massa mais fácil de moldar e o pão depois de pronto fica com uma textura bem leve. Não é essencial, mas é este o produto que todas as padarias usam. Geralmente é vendido em casas especializadas em produtos de panificação. Existe um produto da Fleischmann chamado Pão Certo, vendido em supermercados, em pequenos envelopes, que promete fazer o mesmo efeito.

    Melhorador

    Melhorador

    About these ads
    1. #1 por bernadete aragao em agosto 26, 2009 - 12:39 pm

      esa torta e uma delicia meus amigos eu fiz ela todos da minha familha adorou e

      • #2 por elisianemacedo em setembro 2, 2009 - 2:53 am

        Muito legal, obrigada Bernadete. O povo aqui de casa também adora. Abraços.

    2. #3 por Patrícia em setembro 1, 2009 - 7:42 pm

      Adorei seu blog!
      As receitas são maravilhosas e a maneira que você as explica faz ter vontade de fazê-las!
      bjo

      • #4 por elisianemacedo em setembro 2, 2009 - 3:00 am

        Então está dando certo! Minha intenção é incentivar e mostrar que é possível, sem muito esforço, preparar lanchinhos gostosos.

    3. #5 por Adelaide em setembro 26, 2009 - 5:36 pm

      Boa tarde! Por favor, poderia me informar o que é “melhorador”? Gostaria de fazer essa receita,mas nao sei o que é isso.
      bjs Adelaide

      • #6 por elisianemacedo em setembro 29, 2009 - 1:14 am

        Oi Adelaide,

        Desculpe a demora em responder, eu estava viajando, espero que você ainda esteja com vontade de fazer o pão!
        O melhorador é um produto utilizado nas padarias (antigamente se utilizava o bromato) para deixar o pão mais leve e a massa mais fácil de manusear (ela não murcha quando você tenta moldar).
        O produto pode ser comprado em redes de atacado como o Sam’s Club. Em mercados normais tem um produto chamado “Pão Certo” da marca Fleischmann que pode ser utilizado como substituto.
        O melhorador não é prejudicial a saúde, mas se utilizado em quantidade maior que a recomendada pode causar asia.
        A receita pode ser feita sem o melhorador.

    4. #7 por Adelaide em setembro 30, 2009 - 5:01 pm

      Obrigada, vc é o maximo! Bjs

    5. #8 por Robson Fidelis em novembro 7, 2009 - 12:05 am

      “O pão doce é muito bom”, palavras de quem comeu. Fiz e a galera aqui em casa gostou muito. É uma receita de pão que teve um grau de dificuldade de médio a alto, para mim que sou aprendiz, mas valeu muito a pena.

      Valeu Elisiane.

    6. #9 por Graziela lana em fevereiro 2, 2010 - 3:23 am

      Oi, gostaria de fazer essa receita mais moro no exterior, e nao sei como comprar esse produto, o melorador, sera que voce pode me ajudar? obrigada.

      • #10 por elisianemacedo em fevereiro 2, 2010 - 12:19 pm

        O melhorador não é essencial, você pode fazer sem colocar este ingrediente, a massa só vai ficar um pouco mais pesada.
        Você poderia ver se as padarias por aí utilizam algum químico para deixar o pão mais leve e fácil de modelar e ver como eles chamam o produto.
        O melhorador é feito de amido de milho ou fécula de mandioca e mais alguns químicos.

    7. #11 por Eudete em maio 18, 2010 - 8:18 pm

      Este pao doce lembra minha infancia na padaria de meu pai,é o mesmo pao que ele fazia lá.Eu faço algumas coisas para vender de porta em porta ,gostaria se vc tivesses outras receitas mandasse pra mim para poder inovar,desde ja agradeço.

      • #12 por elisianemacedo em maio 18, 2010 - 8:59 pm

        Experimente as seguintes receitas do meu blog: Rosca de Padaria, Pão Recheado e Cuca Alemã Recheada. As três são maravilhosas e permitem que você varie os recheios, sendo que o pão recheado aceita recheios doces e salgados. Assim com poucas receitas você pode montar uma grande variedade de produtos. Muito sucesso!

    8. #13 por gliceria costa em maio 23, 2010 - 11:34 am

      Oi,gostaria de saber como uso essa receita na maquina de fazer pão doméstica.Só de olhar a receita já voltei a infancia,o seu blog e delicioso as fotos deixa a gente com aguá na boca.Parabens!

      • #14 por elisianemacedo em maio 24, 2010 - 3:31 am

        Gliceria,
        Obrigada, é da infância que trago sabores que lembram de momentos especiais vividos em família.
        A máquina só serve para misturar e sovar, não utilize para descanso da massa ou para assar o pão.
        Coloque os ingredientes secos, selecione um tipo de pão, pode ser qualquer um, o que você quer é que ela sove a massa. Assim que ela começar a misturar os ingredientes secos, acrescente os ovos e a margarina e por último coloque a água aos poucos, sempre com a máquina batendo. Quando ela parar de bater observe se já chegou ao ponto de véu, caso necessário selecione novamente o mesmo programa para ela bater mais um vez. Retire a massa da máquina e coloque sobre uma mesa untada com óleo, cubra com um plástico e deixe descansar por uns 30 minutos. Siga os demais passos descritos na receita.

    9. #15 por marcia em setembro 4, 2011 - 10:50 am

      oi!!!! tudo bem ?
      é o seguinte eu gostaria de saber por que as farofas das cucas alemãs ficas duras e secas é só esse o problema,porn que as cucas são deliciosas.

      • #16 por elisianemacedo em setembro 4, 2011 - 4:58 pm

        Oi Márcia, uma dica para deixar a farofa menos crocante é salpicar um pouco de água sobre a cuca, assim que retirar do forno, é só um pouquinho de água para umedecer a farofa, cuide para não molhar demais. Abraços.

    10. #17 por marcia em setembro 9, 2011 - 5:10 pm

      oiii muito obrigada,continuo fazendo todas é uma delicia uma receita mais boas que a outra valeuuu.abraços……

      • #18 por elisianemacedo em setembro 9, 2011 - 9:34 pm

        Márcia, que bom que você está fazendo as receitas do blog, se tiver sugestões ou dicas não deixe de comentar aqui no blog. Abraços

    11. #19 por Glaucia em janeiro 16, 2012 - 12:34 pm

      Olá, sou de Blumenau – SC e atualmente moro em São Paulo. Tenho um atelier e quero muito me especializar nos doces típicos. Não sei como é esse ponto véu de noiva. Eu fiz uma vez e ficou parecendo com um pão mais sovado, acredito que bati pouco a massa.
      Só de olhar a foto minha boca saliva, pois adoro!
      Bjs e parabéns pelo blog.

      • #20 por elisianemacedo em janeiro 16, 2012 - 4:09 pm

        Olá, obrigada pela sua visita. Quando a massa está em ponto de véu, é possível esticá-la bastante, ficando quase transparente, mas sem rasgar. Precisa utilizar o melhorador e bater em uma máquina de pão ou em uma batedeira de massas pesadas. O melhorador vai deixar a massa bem mais elástica, e com a máquina será possível bater a massa pelo tempo necessário. Eu utilizo a batedeira planetária da Arno, 500 gramas de farinha por vez, e chego a bater 30 minutos, para ficar no ponto. O pão fica muito levinho, delicioso, espero que você tente mais uma vez. Abraços

    12. #21 por Willian Cristian em fevereiro 21, 2012 - 4:00 pm

      simplismente deliciosa

      • #22 por elisianemacedo em fevereiro 21, 2012 - 8:19 pm

        O pão é muito gostoso, espero que faça. Abraços

    13. #23 por Rosi Nunes em maio 20, 2012 - 6:00 pm

      Olá! Esta massa pode ser preparada e congelada crua? E se a resposta for positiva, qual o tempo de durabilidade no frizzer? Ah, adorei as suas receitas! São práticas e os ingredientes são simples de serem encontrados! Abraços, aguardo retorno!

      • #24 por elisianemacedo em maio 21, 2012 - 1:22 pm

        Oi Rosi, obrigada pela visita. Não é indicado congelar com o creme de confeiteiro, ou seja, você teria que congelar antes de assar. Faça as bolinhas, forme o caracol, distribua em uma forma, deixe dobrar de volume e só depois leve para o freezer até congelar bem. Retire da forma e acondicione em sacos plásticos e mantenha no freezer por no máximo 2 meses. Quando quiser consumir, retire do freezer e leve diretamente para o forno (sem descongelar). Caso queira, poderá antes de assar cobrir os pães com o creme de confeiteiro e com a farofa. Abraços

    14. #25 por joana em julho 18, 2012 - 5:02 pm

      Ola, amei o seu blog gostaria de saber se você tem receita de croassant, se posso usar o melhorador nele também, e como faço para que ele fique em camadas pois não consegui fazer se tiver, por favor me ensina? abraços e desde já agradeço.

      • #26 por elisianemacedo em julho 18, 2012 - 5:09 pm

        Oi Joana, obrigada, espero que experimento algumas das receitas. Infelizmente não tenho nenhuma boa receita de croassant, já tentei fazer mas não deu certo. Abraços e desculpe não poder ajudar.

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 118 outros seguidores

    %d blogueiros gostam disto: