Cuca Alemã de Chocolate

Cuca Alemã de Chocolate

Cuca Alemã de Chocolate

A cuca feita com fermento biológico nem sempre é fácil de fazer, por muitos anos tentei repetir a receita que a minha mãe faz, mas não dava certo, ela sabe tão bem como é o ponto que tem que ficar a massa, que não tem uma receita muito precisa, e eu preciso de exatidão, acho que por isso gosto tanto da confeitaria, ingredientes medidos e pesados e resultados sempre bem parecidos.

Esta receita de massa aprendi em um curso em 2007 e sempre faço a mesma receita, apenas variando o recheio. Já experimentei vários recheios à base de chocolate e o que mais gosto é um ganache de chocolate, que pode ser feito com chocolate ao leite ou meio-amargo.

É normal se ter dúvida quanto ao ponto da massa e também sobre a farofa que muitos não conhecem. Para facilitar o entendimento incluí no final deste post uma foto com o passo-a-passo da receita, que mostra o ponto da massa, a massa crescida, a massa na forma pincelada com gema de ovo e a massa com o recheio de chocolate salpicado com a farofa.

A xícara utilizada como medidor é a menor, de 200ml.

Massa

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/4 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa rasa) de fermento biológico
  • noz moscada ralada
  • 2 ovos
  • 2/3 xícara de manteiga amolecida
  • 250 ml de água morna
  • Coloque todos os ingredientes secos em uma vasilha e mexa com uma colher. Misture os ovos com a manteiga e acrescente na vasilha dos ingredientes secos, mexa um pouco. Acrescente aos poucos a água e vá misturando com a mão. A massa deve ficar mole e grudenta, bata a massa um pouco com a mão até ficar lisa. Deixe descansar até dobrar de volume.

    Depois que dobrou de volume espalhe a massa em uma forma retangular grande ou em duas médias, molhando levemente os dedos na água para ajudar a distribuir a massa nas formas, a massa é elástica e é preciso fazê-la ocupar toda a extensão da forma. Deixe voltar a crescer (uns 10 minutos), pincele com gema de ovo e distribua o recheio colocando apenas em algumas fileiras e salpique a farofa. Leve para assar em forno médio por cerca de 30 minutos ou até ficar levemente dourada. Para a farofa não ficar dura, ao retirar do forno salpique um pouco de água sobre a cuca. Desenforme depois de frio.

    Recheio

  • 200 gramas de chocolate ao leite
  • 1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
  • Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria. Misture aos poucos o creme de leite no chocolate derretido, mexer até ficar liso e brilhante. Deixe na geladeira por algumas horas até ficar mais firme, de preferência de um dia para o outro.

    Farofa

  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/3 xicara de manteiga amolecida
  • 2 colheres (sopa rasa) de creme de leite
  • canela
  • raspas de limão
  • açúcar de baunilha
  • Coloque em uma vasilha o açúcar e a farinha, a canela, as raspas de limão e o açúcar de baunilha misture com uma colher. Em seguida acrescente a manteiga, misture com as pontas dos dedos. Adicione uma colher de creme de leite, continue misturando com as pontas dos dedos, formando pequenos grumos. Se ainda não estiver formando pequenas bolinhas (grumos), adicione a outra colher de creme de leite.

    Cuca Alemã de Chocolate - Passo-a-Passo

    Cuca Alemã de Chocolate - Passo-a-Passo

    Variação: para uma forma menor, de 30 x 20 cm, faça a massa reduzindo os ingredientes para: 300 gramas de farinha, 1/2 xícara de açúcar + 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (café rasa) de sal, 1 colher (sopa) fermento biológico, noz moscada, 1 ovo, 150 ml de água, 1/2 xícara manteiga amolecida.

    About these ads
    1. #1 por danielle em setembro 30, 2010 - 7:52 pm

      Nao presciso untar a forma??e essa massa fica mollhadinha???
      Vou tentar fazer essa receita,.
      Bjus.

      • #2 por elisianemacedo em outubro 1, 2010 - 1:37 pm

        É necessário untar a forma com margarina, manteiga ou óleo. A massa da cuca é muito parecida com a massa de pão e esta da receita por levar bastante líquido fica úmida.

    2. #3 por juliana em janeiro 22, 2011 - 3:48 pm

      Ola! gostaria de saber… posso fazer o processo na batedeira com o gancho apropriado para massas?

      • #4 por elisianemacedo em janeiro 23, 2011 - 1:49 pm

        Pode sim, mas não há a necessidade de bater muito, basta que a massa fique um pouco lisa e já pode parar de bater.

    3. #5 por Jairo em janeiro 23, 2011 - 3:58 pm

      Gostaria de saber quais os recheios que podem ser usados nesta cuca.

      • #6 por elisianemacedo em janeiro 24, 2011 - 11:19 am

        Podem ser utilizados recheios de frutas frescas (banana por exemplo, basta amassar com um garfo, acrescentar canela e açúcar) ou na forma de geléias (morango, laranja, etc). Ricota também fica bom, basta acrescentar um pouco de açúcar, canela e creme de leite. Veja outras idéias de recheio no meu blog procurando pelas receitas de Cuca Gaúcha de Uva e Cuca Alemã Recheada.

    4. #7 por Doralice em março 20, 2011 - 11:12 pm

      Elisiane…parabéns pelas receitas, eu sempre procurei uma receita de cuca que quando a gente vai comer sinta um pouco aquele sabor de massa feita com fermento biológico.Igual sabor de um sonho macio. E acredito que esta massa é ótima, só de ver fiquei encantada. Qual o tamanho de xícara que vc. mede os ingredientes é 200 ml?
      Aguardo
      Obrigada
      Abraços/Dora.

      • #8 por elisianemacedo em março 23, 2011 - 12:53 pm

        Olá, obrigada por voltar ao meu blog.
        A massa desta cuca fica muito gostosa, também aprecio mais o sabor da cuca feita com o fermento biológico, é muito bom! Mas o detalhe que faz toda a diferença é preparar um recheio bem gostoso e este de chocolate é um dos mais elogiados. A xícara que utilizo é a de 200ml e só coloco os ingredientes até a borda, nunca ultrapassando. Espero que você experimente a receita. Abraços

    5. #9 por juliana em abril 10, 2011 - 4:54 pm

      este fermento biologico é aquele royal?

      • #10 por elisianemacedo em abril 13, 2011 - 3:41 pm

        O fermento da marca Royal é o fermento em pó ou fermento químico. Para fazer esta cuca utilize fermento biológico seco, existem muitas marcas no mercado: Dona Benta, Fleishmann, Dr. Oetker, etc. O fermento biológico geralmente é utilizado em massas de pães e o processo de fermentação é mais demorado e inicia antes do produto ir ao forno. Existem outras receitas de cucas que utilizam o fermento Royal, mas esta receita não é para este tipo de fermento.

    6. #11 por Daiane em julho 11, 2011 - 5:29 pm

      Fiz exatamente o que estava na receita na primeira vez achei que era o fermento que estava ruim pois não cresceu nada, fiz no mesmo dia com outro fermento que até cresceu depois que assou ficou mais dura ainda….. sabe o porquê acatenceu isso moro no rio de Janeiro qui não estava frio pois sei que quando esta frio ela não cresce
      quando coloca-se na forma para assar não tem que dar o tempo de 1 hora? na receita vc diz para deixar somente 10 minutos e foi oque eu fiz
      obrigada

      • #12 por elisianemacedo em julho 11, 2011 - 8:54 pm

        Daiane, deixe a massa dobrar de volume e só depois coloque na forma. Depois de colocar na forma basta deixar que a massa volte a crescer um pouco para colocar o recheio e levar ao forno. Se o fermento está bom, o dia está quente, você colocou apenas a quantia de açúcar que está na receita, deveria ter funcionado. Tente utilizar todos os ingredientes em temperatura ambiente. Nunca tive problema com esta receita, sendo frequente deixar crescer na geladeira, porque amasso antes de ir ao trabalho e deixo para terminar no final da tarde. A sua sugestão de deixar dobrar novamente de volume antes de levar ao forno pode funcionar para você. Já tive problemas com receitas que utilizam fermento biológico que funcionam na casa de outras pessoas, mas que não funcionam na minha casa e vice-versa, isto na mesma cidade. Neste caso não costumo insistir muito, parto para encontrar outra receita, mais adequada para mim. Boa sorte, porque esta cuca é muito gostosa.

    7. #13 por Rosani Kuch em julho 18, 2011 - 4:07 am

      Estou tentando fazer hehehe

    8. #14 por Rosani Kuch em julho 18, 2011 - 4:09 am

      oieeeeeeeee
      Fiz a cuca de chocolate,fica uma delicia!
      valeu mesmo.
      bjs

    9. #15 por Rosani em julho 18, 2011 - 4:12 am

      Muito boa a cuca de chocolate.

    10. #16 por Karol em agosto 27, 2011 - 11:51 pm

      Olá, o fermento é seco ou fresco? Pode ser feita em forma redonda com furo? como se fore uma rosca?

      • #17 por elisianemacedo em agosto 28, 2011 - 12:06 pm

        Oi Karol, é fermento seco, utilizo cerca de 20 gramas, se quiser pode utilizar o fresco mas neste caso utilize uns três quadradinhos de 15 gramas. Não recomendo fazer esta massa em forma de rosca, porque ela é muito mole e deve cobrir apenas o fundo da forma (1 a 2 cm de altura), e a cobertura deve apenas cobrir parte da massa, como mostrado na foto. Para roscas a massa melhor é a que mostro na receita de Pão Doce (http://elisianemacedo.wordpress.com/2009/08/07/pao-doce/). Abraços

    11. #18 por Karol em agosto 28, 2011 - 12:50 pm

      Muito obrigada pelas informações.

    12. #19 por Maria dos Anjos em setembro 11, 2011 - 5:27 pm

      Coloca o fermento biologico junto com a farinha e tudo mais? Nao precisa “dissolver” na agua ou no leite?

      • #20 por elisianemacedo em setembro 11, 2011 - 8:00 pm

        Oi Maria, você só precisa dissolver na água se utilizar o fermento fresco, se for o seco é só misturar diretamente na farinha. Abraços

    13. #21 por cristina em outubro 24, 2011 - 9:14 pm

      muito boa mesmo….adorei!!!fiz com chocolate!sera que da para rechear com coco também???obrigada

      • #22 por elisianemacedo em outubro 24, 2011 - 10:16 pm

        Legal, a de chocolate também é uma das minhas prediletas. Pode fazer um recheio de coco, basta misturar 150 gramas de coco, 1 lata de leite condensado e 100 ml de creme de leite de caixinha. Fica uma delícia. Se não quiser utilizar leite condensado, adoce com açúcar mesmo, mantenha o creme de leite e adicione uma gema. Abraços.

    14. #23 por jaqueline em novembro 3, 2011 - 9:21 pm

      Gostaria de saber qual o preço de custo, e qual o preço de venda…. nao sei calcular….Beijos

      • #24 por elisianemacedo em novembro 3, 2011 - 10:36 pm

        Jaqueline, para calcular o preço de custo você tem que somar todos os gastos que tiver para produzir, embalar e vender. Na produção devem ser somados os valores dos ingredientes, do gás/energia elétrica, do tempo de trabalho (10,00 a 20,00 a hora). Se tiver embalagem lembre de somar no preço. Se tiver despesas com gasolina para levar o produto até o seu cliente também é importante distribuir este custo pelas unidades vendidas. Ou seja, para ser viável, tem que somar todos os custos e dividir pelo número de cucas produzidas e vendidas. O preço de venda pode ser de 2 a 3 três vezes o preço de custo. Abraços, Elisiane

      • #25 por Ana em dezembro 15, 2012 - 10:20 am

        Oi,tudo bem?Precisa cozinhar esse recheio ou só misturar fora do fogo?

        • #26 por elisianemacedo em dezembro 15, 2012 - 10:48 pm

          Olá. Só precisa derreter o chocolate, em banho maria ou no microondas e depois misturar o creme de leite, fora do fogo. Deixe esfriar antes de colocar sobre a massa ainda crua. Abs

    15. #27 por Clarissa em novembro 6, 2011 - 3:40 pm

      Olá, adorei a receita, porém fui fazer e coloquei 1 saquinho de fermento apenas, no saquinho diz que é o suficiente para 500kg de farinha de massa doce. É necessário acrescentar mais 1 colher? Obrigada, Clarissa

      • #28 por elisianemacedo em novembro 6, 2011 - 3:46 pm

        Olá, se estiver frio, acrescente mais uma colher de fermento. Caso contrário, talvez você tenha que esperar um pouco mais até dobrar de volume. Abraços e boa cuca.

    16. #29 por Juliana em dezembro 9, 2011 - 2:29 am

      Olá, Elisiane! Parabéns pelo seu blog, tudo muito bem explicado e ilustrado ainda por cima! Essas cucas estão dando água na boca só de olhar, imagino o cheiro delas saindo do forno! Eu só fiquei com dúvida na farofa, pois você diz pra usar açúcar de baunilha, mas não deu a quantidade exata. E eu sou como você, não consigo “relaxar” na cozinha sem ter um script certinho dizendo o que tenho que fazer (risos). Um grande abraço, e parabéns mais uma vez.

      • #30 por elisianemacedo em dezembro 9, 2011 - 6:46 pm

        Juliana, realmente o cheiro é espetacular, enquanto a cuca está assando, a casa fica perfumada. Muito bom! Eu gosto do sabor mais suave, por isso uso o açúcar de baunilha (e não a essência de baunilha) e coloco uma colher de cafezinho rasa. Espero que faça e aprove as receitas. Abraços

    17. #31 por Flavia em janeiro 30, 2012 - 3:56 pm

      Olá , eu tentei fazer a cuca e ficou uma duvida, coloquei os filetes de chocolate e vazou tudo para fora da forma, quando vc faz vc corta a massa para ele penetrar?? E quantos graus voce programa o forno, porque fiz com 180 e tive que deixar quase uma hora assando..
      Obrigada.

      • #32 por elisianemacedo em janeiro 30, 2012 - 4:06 pm

        Olá, não pode cortar a massa não. Para não vazar, diminua a altura da massa no fundo da forma, utilize formas largas (a de pão não serve, pode utilizar tabuleiro de bolo), distribua os filetes de maneira a não ficarem próximos às bordas da forma e se necessário coloque menos recheio. Quanto a temperatura do forno pode aumentar para 200/220 graus. Abraços e sucesso.

    18. #33 por Flavia em fevereiro 1, 2012 - 10:53 am

      OLá Elisiane, ainda bem que voce respondeu, poeque eu ia corta rsrsr
      Emfim, tirando isso a cuca ficou deliciosa, só tive esse imprevisto de vazar o recehio mesmo e a temperatura do forno, mas por exemplo se eu quiser colocar uma quantia de massa no fundo da forma rechear e cobrir novamente com massa eu posso fazer isso??
      Abraços

      • #34 por elisianemacedo em fevereiro 1, 2012 - 1:20 pm

        Oi, acho que pode dar certo colocar o recheio no meio, mas cuidado porque a parte de baixo vai crescer e se o recheio exceder a altura da forma, pode haver vazamento. Caso queira fazer uma cuca com recheio (tipo rocambole) recomendo a receita da cuca alemã sovada que você encontra aqui no meu blog em http://elisianemacedo.wordpress.com/2011/10/23/cuca-alema-sovada/
        Abraços

    19. #35 por leitica em março 1, 2012 - 6:19 pm

      adoro todas as receitas sao maravilhosas

      • #36 por elisianemacedo em março 2, 2012 - 8:35 am

        Olá, obrigada, espero que faça alguma das delicias do site. Abraços

    20. #37 por elisabete em maio 13, 2012 - 11:58 am

      ola estou vendo pela primeira vez esta receita tenho algumas duvidas a manteiga pode ser subistituida pela margarina, acucar so posso usar o cristal e o fermento e o mesmo usado para fazer pao espero um retorno obrigada

      • #38 por elisianemacedo em maio 14, 2012 - 9:26 am

        Oi, pode substituir a manteiga por margarina, pode trocar o açúcar cristal pelo refinado e o fermento é o de pão. Gosto da manteiga porque acho mais gostoso, prefiro o açúcar cristal porque parece que fica menos doce e para massas doces é bom utilizar um fermento próprio para massas doces, porque cresce mais rápido. Espero que faça a receita, a cuca fica muito gostosa. Abraços

    21. #39 por Tania em maio 30, 2012 - 3:52 am

      Nao tenho o acucar de baunilha, posso substituir por outro produto? E a quantidade voce nao escveveu.
      Obrigada, estou louca para fazer…

      • #40 por elisianemacedo em maio 30, 2012 - 8:55 am

        Oi, coloco apenas uma colher de cafezinho, mas é opcional, se não tiver não precisa colocar, além disso pode ser substituido por extrato ou essência de baunilha. Abraços, vale a pena fazer, a cuca é muito saborosa.

    22. #41 por Tania em maio 30, 2012 - 10:35 pm

      Fiz a cuca e deu bastante, posso congelar?

      • #42 por elisianemacedo em maio 31, 2012 - 9:19 am

        Oi Tania, eu nunca congelei, mas acho que não deve ser problema congelar. Abraços

    23. #43 por Cris em junho 1, 2012 - 1:13 pm

      olá,sou gaúcha,essa receita é perfeita,se segui-la a risca com certeza dará certo…farei a minha hj a tarde…

      • #44 por elisianemacedo em junho 1, 2012 - 1:18 pm

        Oi Cris, espero que faça e que goste, a cuca fica uma delícia. Abraços

    24. #45 por Jocerlei Meneghel em junho 15, 2012 - 3:38 pm

      Olá, fiz essa receita hoje e como não tinha fermento biológico usei o Royal, não tinha açúcar de baunilha então usei extrato, deu certo também! Ficou uma delícia! Mas vou repetir com certeza, usar os ingredientes certos e anotar a receita no meu caderninho de receitas que funcionam! Obrigada

      • #46 por elisianemacedo em junho 15, 2012 - 10:17 pm

        Oi Jocerlei, que legal que mesmo com as substituições ficou uma delícia. A cuca com o fermento biológico é bem mais trabalhosa, mas fica bem diferente, espero que faça a cuca também com este tipo de fermento. Uma cuca que gosto muito e é feita com fermento químico é a Cuca de Goiabada com Requeijão, disponível em http://elisianemacedo.wordpress.com/2011/08/30/cuca-de-goiabada-e-requeijao/. Abraços

    25. #47 por Cesar Augusto de ASSIS em julho 11, 2012 - 9:21 am

      Oi Mestra Cuqueira !!!!!! A sua receita e as suas colocações estão perfeitamente corretos . Abrs

      • #48 por elisianemacedo em julho 11, 2012 - 12:44 pm

        Oi Cesar, obrigada pela visita. Sou apenas alguém que gosta dos sabores caseiros, apenas uma aprendiz. Abraços

    26. #49 por sserfelizeoqueimport em agosto 2, 2012 - 10:23 am

      Oie….gosto muito do seu blog e das coisas maravilhosas q vc faz, dá agua na boca toda vez q passo por aqui…rsrsrs peguei a receita da cuca fiz, e ficou ótima, vou fazer novamente e postar no meu blog…uma delicia…
      nós temos o costume de comer cuca com Churrasco, é ótimo…coisa de alemão…

      PArabéns……bjs

      http://serfelizeoqueimporta.wordpress.com

      • #50 por elisianemacedo em agosto 2, 2012 - 10:31 am

        Oi, obrigada pela visita, dei uma olhada no seu blog e adorei!!! Também gosto muito de decoração e as fotos no seu blog estão lindas. Cuca com churrasco é muito bom, já morei no Rio Grande e adorava os almoços de domingo sempre com churrasco e deliciosas cucas, aí que saudades! Abraços

    27. #51 por Anapaula em setembro 17, 2012 - 11:48 pm

      pode ser usada a forma de bolo ingles?qual a proporcao?

      • #52 por elisianemacedo em setembro 18, 2012 - 12:04 am

        Não, este tipo de forma muito estreita não é indicada para fazer cucas com recheio, pois o recheio vaza e escorre para fora da forma. No final deste post você encontra a proporção dos ingredientes para fazer uma cuca menor (forma de 30 x 20 cm). Abraços

    28. #53 por Mabylle em novembro 19, 2012 - 7:34 pm

      Olá, fiz a cuca da receita grande seguindo exatamente as medidas da receita, mas achei a massa mto mole, ficou como massa de bolo, então coloquei mais trigo até ficar um pouco grudenta como diz na receita e ficou uma delícia. Será que é a marca do trigo? Abraços

      • #54 por elisianemacedo em novembro 20, 2012 - 9:46 am

        Oi Mabylle, obrigada pelo feedback, eu tenho utilizado a farinha da marca SOL e utilizo examente a quantia de liquido que indico na receita. O melhor é diminuir a quantia de água ao invés de aumentar a farinha. Abraços

    29. #55 por alessandra em dezembro 31, 2012 - 10:48 am

      Esta é a melhor cuca que já fiz e que já comi, e todos que provam amam tbm.
      Obrigada por compartilhar esta maravilha.

      • #56 por elisianemacedo em janeiro 2, 2013 - 12:43 pm

        Alessandra, obrigada pelo feedback. Meus familiares e amigos também gostam muito desta cuca. Você pode variar o recheio e fazer outras cucas também deliciosas. Abraços

    30. #57 por kaká Lacerda em janeiro 30, 2013 - 8:40 pm

      Bom demais,fiz pra minha filha que está gravida e com desejo de comer cuca,ficou muito bom,amei.Obrigada pela receita,que Deus te abençõe a cada dia com suas infinitas bençãos.

      • #58 por elisianemacedo em fevereiro 2, 2013 - 8:30 am

        Kaká, obrigada pela visita. Espero que você faça mais vezes a cuca para a sua filha, você pode também experimentar outros recheios. Abraços e que Deus abençõe você e toda a sua família.

    31. #59 por Thayanne em abril 10, 2013 - 9:44 am

      oieee.. bom dia… essas suas cucas sao de dar agua na boca…rs… estou precisando fazer alguma coisa para vender.. e essas cucas me deram uma boa ideia…gostaria de saber qto tempo e qual a maneira de guarda-las de pois de prontas para vende-las???
      obrigada e parabens pelo blog

      • #60 por elisianemacedo em abril 10, 2013 - 10:40 am

        Oi, bom dia, as cucas são muito saborosas, experimente variar os recheios. Eu gosto da cuca bem fresquinha, como ela não tem conservantes o consumo deve ser em até 3 dias, mas tenho certeza que fará mais sucesso se você vender no mesmo dia que assar, você pode trabalhar por encomenda, e neste caso garantir que esteja sempre fresca. Para conservar (até 3 dias) não guarde na geladeira. Abraços e sucesso

    32. #61 por Lilian Roriz em setembro 4, 2013 - 4:57 pm

      Olá, quero muito fazer esta receita. Só estou com uma dúvida, o fermento e seco ou fresco? E quanto ao recheio, por só em fileiras, não é pouco? kkkk. Suas receitas, são otimas… dificil manter a forma.

      • #62 por elisianemacedo em setembro 4, 2013 - 11:03 pm

        Lilian, a cuca é uma delícia espero que faça. Pode utilizar os 2 tipos de fermento, mas a quantidade indicada na receita é do seco instantâneo. O recheio é pesado e prejudica o crescimento da massa, por isso o recomendado é colocar apenas em fileiras, mas é o suficiente para ficar bem farto. Abraços

    33. #63 por janaína em setembro 21, 2013 - 8:10 pm

      então depois de 2 meses namorando a receita, finalmente, eu a fiz! massa realmente chega desmancha na boca, porém acho que exagerei na noz moscada kk e ficou escurinha! segui a receita todo tempo contudo achei que ficou mt doce! na próxima acho que vou diminuir o açúcar ou aumentar um pouco a quantidade de sal… observação fiz a receita da massa menor e na forma de bolo inglÊs e deu super certo, não derramou o recheio nem nada…

      • #64 por elisianemacedo em setembro 22, 2013 - 7:41 am

        Janaina, obrigada pela visita e pelo feedback. A quantidade de açúcar é de uma xícara para 500 gramas de farinha, você manteve esta proporção? Mantendo a proporção a massa não fica muito doce. Para o chocolate do recheio utilize um de boa qualidade (Néstle/Harald, não gosto da Garoto) e misture com o creme de leite. Se preferir utilize chocolate meio amargo. Abraços

    34. #65 por janaína em setembro 25, 2013 - 8:30 pm

      Olá! agradecida pelas observações :) fiz novamente a cuca, pois, sobrou muito recheio de chocolate da anterior… dessa vez tudo parece que deu certo, não ficou doce. só gostaria de saber se ela realmente fica fofa ao ponto de desmanchar na boca( tipo bolo feito com bastante mantega) e se o recheio deve descer pra dentro da massa.. pois na vez anterior o chocolate não tava muito frio ai ficou só por cima da massa, mas agora ele entrou dentro da massa… usei o truque de salpicar água na farofa deu certo, a anterior tinha ficado meio dura rs… agora vou testar a massa sovada…
      rs já me falaram que o garoto não é bom, mas não me falam o pq! infelizmente o mercado só tinha o garoto…

      gosto muito desse blog.. é meu passatempo desestressante cozinhar e tem vc dá umas observações tri boa

      • #66 por elisianemacedo em setembro 30, 2013 - 11:10 pm

        Janaina, a massa depois de pronta fica macia e úmida, mas a minha não fica amanteigada, utilizo manteiga mesmo (e não margarina) e utilizo bem pouquinho (conforme indicado na receita), o que faz diferença também é quanto tempo você deixa a massa crescendo, quanto mais tempo, mais leve ela vai ficar. É normal o recheio descer, pode ocorrer ou porque a massa ficou muito mole (muita água ou manteiga) ou pelo excesso de recheio, de qualquer forma, no local onde é colocado o recheio a cuca ficará mais baixa. Não gosto do chocolate da garoto para cozinhar, a quantia de açúcar nele é elevada, o que faz com que seja pouco maleável e dificil para conseguir o ponto correto nos recheios e bombons. Abraços

    35. #67 por luana da silva santos em novembro 30, 2013 - 9:08 am

      Olá… comecei a olhar e me apaixonei vou começar a fazer cucas para ter uma renda extra sou do RS e agora proximo ao fim do ano com natal acho vou vender bem…. pretendo fazer direto naquelas formas para pão individual quantas voce acha que da pra fazer? vou fazer depois lhe conto..

      • #68 por elisianemacedo em dezembro 15, 2013 - 9:40 pm

        Olá, a cuca é muito gostosa e os ingredientes são baratos, acho que é um bom produto para vender. Esta massa é mole, e não é ideal assar em forma de pão, esta receita produz uma cuca baixinha. Abraços

    36. #69 por Lilian Roriz em fevereiro 5, 2014 - 11:33 pm

      Oi, eu me apaixonei por essa cuca! E realmente deliciosa, magnifica! Estou fazendo pra vender, vendo como água. Vc não teria a receita da cuca cremosa pra nos passar? E eu posso fazer o recheio com chocolate fracionado ou so nobre mesmo? Pois com o fracionada, barateia a receita pra venda. Grande abraço e que Jesus te abençoe.

      • #70 por elisianemacedo em fevereiro 6, 2014 - 9:25 pm

        Lilian, fico feliz em saber que você com seu empenho e dedicação conseguiu fazer da cuca um bom negócio. Parabéns. Acho que daria para utilizar chocolate fracionado, mas teria que experimentar várias marcas até encontrar um mais saboroso. Utilizando chocolate fracionado seria melhor diminuir a quantidade de creme de leite. O que você chama de cuca cremosa? Abraços e sucesso

    37. #71 por Lilian Roriz em maio 16, 2014 - 11:15 pm

      Oi, eu testei com o fracionado, não fica igual. Consigo baixar o custo, mas a qualidade fica alterada e meus clientes não merecem. Faço com nobre, sempre procuro promoções e tem dado certo, rsrsrs. Eu quero tentar como uma gaucha faz aqui, ela disse que é achocolatado, creme de leite e açucar, faz tipo um creme e recheia, mas a dela e aquela tipo pão sabe. Cuca cremosa é uma que vai frutas e creme de confeiteiro, peguei na net mas a minha ficou embatumada, não cresceu, um horror. Obrigado por sua atenção. abraços

    38. #72 por Lilian Roriz em maio 16, 2014 - 11:16 pm

      Ah, esqueci de contar, faço a receita e asso em forma de bolo inglês, rende 3, fica muito bom.

    39. #73 por cedeni andreo em junho 6, 2014 - 4:05 pm

      Acabei de tirar do forno e não resisti!!! Comemos ainda quente!!! Simplesmente perfeita!!!!

      • #74 por elisianemacedo em junho 19, 2014 - 8:24 am

        Que delícia, obrigada pelo feedback.

    1. Cuca de Goiabada e Requeijão « Imagem do Sabor

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 140 outros seguidores

    %d blogueiros gostam disto: