Bolo de Coco

Bolo de Coco

Bolo de Coco

A receita original encontrei em uma embalagem de maizena, há muitos anos atrás, quando caminhava pelo jardim da casa da minha tia, o papel estava sujo, mas a foto me conquistou, copiei a receita, fiz algumas adaptações e a receita daquele pequeno papel sujinho se transformou em um bolo muito apreciado.

A propósito o nome da receita na embalagem era “Toalha Felpuda”. Nunca entendi o porquê deste nome, não me imagino comendo uma toalha, e nem tampouco a fofurice de uma toalha me traz lembranças de um bolo fofinho. Bem, pelo menos o nome é bem diferente e fácil de lembrar.

Bolo gostoso e molhadinho, agrada a todos os paladares, ótima pedida para ocasiões cotidianas ou festivas. O leite de côco acrescido na massa deixa o sabor de coco mais evidente e a textura da massa mais gostosa, e é um diferencial desta receita.

Massa

  • 200 gramas de manteiga
  • 3 xícaras de açúcar
  • 5 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de amido de milho
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 xícara de leite integral
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga, as gemas e o açúcar na batedeira, até dobrar de volume. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos a farinha e o amido de milho, alternando com os leites. Retire da batedeira, acrescente o fermento em pó, misture e por último acrescente as claras em neve, misturando levemente.

    Coloque a massa em uma forma retangular grande, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 180-200 graus, por cerca de 40 minutos ou até que o bolo esteja levemente dourado. Ao retirar do forno, não retire da forma, e com o bolo ainda quente, faça pequenos furos com um garfo e despeje a calda, e por cima jogue os flocos de coco. Sirva gelado.

    Calda

  • 2 e 1/2 xícaras de leite integral
  • 1 e 1/4 xícaras de leite condensado
  • 100 gramas de coco em flocos úmidos e adoçados
  • Bata ligeiramente no liquidificador o leite com o leite condensado. Reserve para despejar no bolo.

    Dicas:

  • Despeje a calda em duas vezes, dando alguns minutos entre a primeira e segunda aplicação, porque o bolo absorve o líquido aos poucos.
  • Se preferir um bolo ainda mais molhado, acrescente mais mistura de leite com leite condensado, respeitando sempre a proporção de metade do leite condensado que de leite normal.
  • Opcionalmente desenforme o bolo quando estiver morno, corte em pedaços, coloque cada pedaço sobre um pedaço de papel aluminio de tamanho suficiente para embrulhar, molhe cada pedaço com 3 colheres de sopa de calda, polvilhe coco, embrulhe e leve para a geladeira por algumas horas.
  • About these ads
    1. #1 por cibele em janeiro 25, 2011 - 3:33 pm

      1 xícara de chá de leite
      1 xícara de chá de oléo
      3 ovos inteiros
      2 xícaras de povilho azedo
      1/2 colher de chá de sal
      1 xícara de chá de queijo ralado

      Unte levemente a sanduicheira com óleo e despeje a massa. Feche e deixe assar até ficar bem douradinho. Caso for rechear, jogue um pouco de massa na chapa, coloque o recheio de sua preferência e cubra com mais massa. Sirva quentinho.
      FIZ E ADOREI. RECEITA.. ..http://recantodaculinaria.blogspot.com/ BEIJOCAS BELLY

      • #2 por elisianemacedo em janeiro 27, 2011 - 2:46 pm

        Obrigada pela receita de pão de queijo assado na sanduicheira, parece uma delicia!

    2. #3 por Fabiana Lauxen em fevereiro 2, 2011 - 3:14 am

      Lise, adorei o bolo e de quebra ganhei a receita da Belly!

      Você já fez o curso de cupcakes ?
      Sabe quanto tempo duram e se pode congelar.

      Comprei forminhas e formas para fazê-los pro Arthur levar de lanche.

      Podemos nos reunir para você me ensinar?

      Beijos!

      CURSO DE CUPCAKES

      • #4 por elisianemacedo em fevereiro 2, 2011 - 6:50 pm

        Fabi,
        Já fiz curso de muffins, não de cupcakes, mas a intenção é a mesma: fazer um bolo que sirva uma pessoa só. Os cupcakes são mais doces porque tem uma cobertura generosa. Normalmente não se congela bolo com cobertura, e cobrir somente quando for servir. Bolo pode congelar até uns 3 meses. Para criança o ideal é fazer um bolinho simples, sem recheio e cobertura, para não incentivar o hábito de comer coisas com muito açúcar e gordura. Vou resgatar minhas receitinhas e marcamos de nos encontrar. Abraços

    3. #5 por Lucy Tâmara em abril 18, 2011 - 4:43 pm

      Elisianee!!! Olha eu aqui! rss
      Fiz esse bolo de coco, todo mundo adorou!!!
      Bjos!

      • #6 por elisianemacedo em abril 18, 2011 - 9:27 pm

        Acho que você está pegando gosto… Parabéns!

    4. #7 por paulo fickel em março 17, 2012 - 9:11 pm

      Sou louco por bolos úmidos, de coco ou abacaxi. Acompanhados de 01 coca ou 01 taça de vinho branco, é algo que nos remete aos tempos de amigos reunidos, de risos de felicidade.

      • #8 por elisianemacedo em março 17, 2012 - 11:23 pm

        Realmente já houve tempo que era mais comum fazer este tipo de bolo, parece existir um certo “modismo” também na culinária. Reunir amigos para fazer uma refeição, preparada por nós mesmos, a 6, 8 mãos, é por si só uma alegria e motivo para muitos risos e cumplicidade. No final de semana passado estive com um grupo de amigos e preparamos pizzas deliciosas (a massa caseira, divina), recheamos com os gostosos sabores (estrogonofe, a mais especial) e assamos em um forno à lenha, cada qual dos envolvidos participando com o talento que dispunha. Foi um sucesso e claro se ouviram os risos de felicidade. Abraços, obrigada pelas visitas e comentários.

        • #9 por paulo fickel em março 20, 2012 - 7:59 pm

          Cara Elisiane, hoje tornou-se insuportável as tortas feitas de pão de ló seco, parecendo esponjas, molhados com calda de água e açúcar, e carregados de recheios pastosos. Não dá para trocar pelos bolos tradicionais, que na verdade não necessitam de recheios, bastam seus aromas e sabores ao sair do forno, quentinho, e uma boa xícara de chá ou café, ao redor da mesa. Sua torta de limão, sem as gelatinas da vida, é meu doce de fim de semana, onde após atender meus clientes, como sem complexos de culpa, de ficar mais ou menos gordo, mas sim feliz

    5. #10 por Eliane Dain Goto em junho 5, 2012 - 9:52 pm

      Nossa nunca vi tanta receita boa num site so….amei suas receitas fiz varias copias farei para colocar a venda na minha confeitaria kkkkkkk
      moro no japao e aqui as delicias sao pouco diferentes … que saudade do brasil principalmente do sul !!!
      obrigada querida por dividir suas receitas

      • #11 por elisianemacedo em junho 5, 2012 - 9:55 pm

        Eliane, obrigada pela visita, espero que algumas das minhas receitas fiquem famosas aí no Japão, através das suas mãos. Abraços

    6. #12 por Juliana em outubro 17, 2013 - 5:54 pm

      Esse mês abriu uma fábrica de bolos na esquina da minha casa (ô, tentação). Eles também tem uma torta chamada “toalha felpuda”, creio que é por conta da cobertura de coco, que lembra uma toalha branquinha. :)

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 119 outros seguidores

    %d blogueiros gostam disto: