Bolo de Chocolate e Cenoura

Bolo de Chocolate e Cenoura

Bolo de Chocolate e Cenoura

Chocolate e cenoura, ótima combinação! O bolo de cenoura quebra um pouco a doçura do chocolate, é para comer um pedaço, dois pedaços, e começar a ficar preocupado com a dieta. A idéia é combinar dois bolinhos: bolo de cenoura na base, bolo de chocolate estilo “nega maluca” por cima e depois de assado colocar uma cobertura de brigadeiro mole para fechar com chave de ouro.

Este bolo pode ser servido em um simples café da manhã ou até em uma festa, basta decorar com cerejas e colocar em um prato bem bonito. O bolo fica muito saboroso, e a textura da massa é macia e úmida.

Bolo de Cenoura

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 xícaras de cenoura crua ralada
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • Coloque no copo do liquidificador os três primeiros ingredientes e bata. Em uma bacia misture os demais ingredientes e acrescente a mistura batida no liquidificador. Mexa com uma colher. Cubra o fundo de uma forma untada e enfarinhada. Reserve.

    Bolo de Chocolate

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de chocolate do padre
  • 1/2 xícara de leite quente
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • Coloque no copo do liquidificador os quatro primeiros ingredientes e bata. Em uma bacia misture os demais ingredientes e acrescente a mistura batida no liquidificador. Mexa com uma colher. Coloque esta massa sobre a massa do bolo de cenoura, com cuidado para não misturar. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 180 graus, por cerca de 30 minutos, ou até que o bolo esteja assado.

    Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) chocolate do padre
  • 1/2 colher (sopa) de margarina
  • 1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
  • Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo baixo, mexa o tempo todo até que a mistura comece a ficar mais grossa, como um brigadeiro mole. Jogue sobre o bolo assim que retirá-lo do forno.

    Dicas
    - Utilize uma forma redonda alta de 28cm de diâmetro, com fundo removível, quando desenformar fica um bolo muito bonito.
    - Se utilizar forma sem fundo removível, deixe o bolo esfriar, desenforme e só depois prepare a cobertura e jogue sobre o bolo já acomodado em um prato de bolo.

    1. #1 por Fernanda em maio 3, 2011 - 12:11 am

      Que imagem mais deliciosa!
      Adoro bolo de cenoura e o seu está tão apetitoso que fico até com água na boca.
      Beijinho,
      Fernanda.

      • #2 por elisianemacedo em maio 3, 2011 - 1:30 pm

        Oi Fernanda, obrigada!
        Este bolo é espetacular, vale a pena fazer. Também gosto muito de bolo de cenoura e esta combinação com bolo de chocolate deixou o sabor bem equilibrado.
        Abraços, Elisiane

    2. #3 por Ligia em junho 1, 2011 - 5:37 pm

      Deliciosa receita, já foi para o meu caderninho. Adorei vir aqui. Bjs

      • #4 por elisianemacedo em junho 2, 2011 - 12:46 pm

        Ligia, espero que você faça o bolo, ele é muito gostoso, quando eu faço acaba rapidinho! Abs

    3. #5 por eu e eu em dezembro 28, 2011 - 7:08 pm

      Ei…Aqui é a Ge de novo.
      Vou tentar fazer o bolo de cenoura, com essa receita, pois parece que fica bem fofinho.
      eu queria fazer um bolo de cenoura assim, que nao ficasse pesado parecendo pudim, mas fofinho e aerado. faco o bolo de cenoura, se eu conseguir acertar, eu faco ambos conforme ta aqui no blog. rsrsr
      tenho que ir por partes pq minha cozinha virou um laboratorio rsrsrs
      gege

      • #6 por elisianemacedo em dezembro 30, 2011 - 12:45 pm

        Oi, o bolo de cenoura geralmente é um pouco mais pesado, em função da cenoura e do óleo. E o da minha receita não é exceção. Se quiser um bolo mais levinho diminua o óleo (pode reduzir para a metade) e também diminua a quantidade de cenoura. Abraços e boa sorte.

    4. #7 por eu e eu em dezembro 30, 2011 - 12:36 pm

      o que é o chocolote do padre?
      posso usar qualquer outro chocolate em po ou mesmo achocolatado nescau?

      • #8 por elisianemacedo em dezembro 30, 2011 - 12:43 pm

        Olá, é o chocolate em pó da néstle, é vendido em uma caixinha vermelha com a imagem de 2 padres. É fácil de achar, qualquer supermercado vende. Pode utilizar outro de sua preferência, não recomendo achocolatados porque são muito doces. Abraços e boa experiência na sua cozinha “laborátório”.

    5. #9 por Laiz Regina em fevereiro 23, 2012 - 8:44 pm

      Olá Elisiane, sua receita é erfeita, mais quando eu fiz as massas se mesturaram um pouco. E eu queria saber como seu bolo ficou assim em ondas. Parabéns sua receita é mesmo fantastica!

      • #10 por elisianemacedo em fevereiro 23, 2012 - 8:57 pm

        Oi Laiz, obrigada, eu também gosto muito deste bolo, agorinha mesmo acabei de assar um, quase todas as semanas me intimam para repetir esta receita. Nem sempre as massas ficam separadas, dependendo do ponto das massas elas acabam se misturando. O que você pode fazer é despejar a massa de chocolate com bastante cuidado, com a ajuda de uma colher e garantir que as quantidades dos liquidos (ovos, óleo e leite) não sejam ultrapassadas. As ondas, é pura sorte, cada vez que faço fica um desenho diferente. Abraços e bom proveito.

    6. #11 por Laiz Regina em março 15, 2012 - 4:51 pm

      Hum entao vou ver se eu tenho sorte e consigo fazer o bolo ficar com essas ondas .. Hoje eu vou fazer este bolo navamente des do dia que comi fiquei apaixonada e só quero comer este bolo você postou uma das melhores receitas que eu já vi em minha vida. Obrigada pela dica um abraço!

      • #12 por elisianemacedo em março 16, 2012 - 11:24 pm

        Oi Laiz, espero que a sorte tenha te acompanhado e tenha saído algo parecido com uma “onda”. Nesta semana fiz uma variação desta receita fazendo uma cobertura um pouco diferente, retirei o creme de leite e coloquei no lugar uma medida da lata de leite condensado de leite comum e também mudei um pouco a quantidade do chocolate: foram duas colheres de sopa de chocolate do padre e mais duas colheres de sopa de nescau. A cobertura ficou mais leve e o bolo ainda mais gostoso. Abraços.

    7. #13 por CELINHA em março 16, 2012 - 8:05 pm

      BOLO MARAVILHOSO AMEI A FOTO , POR FAVOR ME MANDA E-MAIL

      • #14 por elisianemacedo em março 16, 2012 - 11:19 pm

        Celia, obrigada pela visita, o bolo é realmente muito gostoso, espero que você faça. Abraços

      • #15 por Laiz Regina em maio 31, 2012 - 12:02 pm

        Hum .. entao vou fazer desta forma agora. Eu vou fazer novamente pq agora todos querem comer deste bolo e se desta nova forma ficou bom tbm vou fazer assim. Abraço!

    8. #16 por Laiz Regina em maio 31, 2012 - 5:40 pm

      Elisiane, eu fiz o bolo e desta vez a sorte me acompanhou. Desta vez o bolo atingiu a perfeição. ficou super macio e uma delicia as massas ficaram separadas e nao se mesturam. Recebi ate uma proposta pra fazer outra desta em uma reuniao de amigos. Obrigada pela atenção e um grande abraço ..

      • #17 por elisianemacedo em junho 1, 2012 - 1:17 pm

        Laiz, parabéns! Deve ter ficado muito gostoso. Abraços.

    9. #18 por Elisabete Martins em fevereiro 1, 2013 - 5:34 pm

      eu fiz e o bolo de cenoura embatumou… parece um pudim…

      • #19 por elisianemacedo em fevereiro 5, 2013 - 12:00 pm

        Elisabete, este bolo de cenoura não é do tipo fofinho, ele realmente fica mais pesado, mas se o seu ficou como um pudim, então não deu certo, verifique se utilizou os ingredientes na quantidade correta, e se o fermento estava fresco. Também é importante assar o bolo pelo tempo adequado (no meu forno cerca de 30 minutos, 180 graus, forno pré-aquecido). Faço este bolo quase todas as semanas e sempre faz muito sucesso. Abraços

    Deixe uma resposta

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 120 outros seguidores

