Cuca de Goiabada e Requeijão

Cuca de Goiabada e Requeijão

Cuca de Goiabada e Requeijão

No meu blog tenho várias receitas de cuca com fermento biológico (aquele utilizado para fazer pão) e farofa doce. Há tempos que venho testando receitas de cuca que levam fermento químico. Estas últimas são rápidas de fazer e podem ser deliciosas. Existe muita discussão sobre o que pode ser chamado de cuca, como esta palavra é a tradução de Kuchen do alemão, e significa apenas bolo, geralmente os descendentes de alemães utilizam o termo cuca para denominar diferentes tipos de bolos e tortas.

Esta receita de cuca é excelente, deliciosa, aprovadíssima, e segundo a minha fonte é servida em um café colonial na cidade de Dois Irmãos/RS. A massa é muito saborosa, dá para sentir de leve o sabor do limão, e a goiabada docinha combina com o azedinho do requeijão. Parte do requeijão e da goiabada afundam e parece que a cuca tem recheio.

Varie o sabor da cuca, mudando apenas a cobertura, frutas frescas (banana amassada, uva, morango, etc) ou geléias de frutas, coberturas com farofa doce são uma ótima pedida. Outra possibilidade que sempre agrada é a cobertura de chocolate, confira aqui a receita do recheio de ganache de chocolate e da farofa.

A xícara utilizada como medidor é a menor, de 200ml.

Ingredientes da Massa

  • 3 ovos
  • 150 gramas de margarina em temperatura ambiente
  • 4 xícaras de farinha
  • 1 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • raspas de limão
  • 1 pitada de sal
  • Ingredientes da Cobertura

  • 400 gramas de goiabada
  • 1 copo de requeijão
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • Comece picando a goiabada e leve ao fogo baixo com um pouco de água. Mexa de vez em quando para ajudar a desmontar os pedaços e para não queimar. Se necessário acrescente mais água. Deixe no fogo até ficar uma goiabada cremosa e sem pedaços. Retire do fogo e reserve.

    Para a massa, bata os ovos ligeiramente com um garfo, em seguida acrescente a margarina, as raspas de limão, o sal, e o açúcar. Com o auxilio de um fuet (batedor de ovos) misture bem os ingredientes, até a massa ficar lisa. Em seguida acrescente o leite e duas xícaras de farinha, misture novamente com o fuet, e no final coloque o resto da farinha e o fermento, e misture mais um pouco. A massa fica bem pesada e lisa.

    Coloque a massa em uma forma retângular grande untada. Com o auxílio de uma colher espalhe a massa na forma. Despeje a goiabada por cima da massa, e por cima da goiabada coloque colheradas do requeijão. Salpique o queijo parmesão ralado e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35 minutos.

    Cuca de Goiabada e Requeijão

    Cuca de Goiabada e Requeijão

    About these ads
    1. #1 por Orélio A. Saraiva em setembro 2, 2011 - 12:31 am

      Elisiane,
      Fiz uma experiência no blog. Você fez um trabalho excelente. Parabéns !!!
      Eu naveguei no meu iPhone. O texto de conteúdo se ajustam de modo muito harmonioso e confortável. As cores destac bem cada receita na lista das receitas.
      Foi o que vi hoje.
      Por hoje fica um abraço!!! Ao infinito e alem!!!

      • #2 por elisianemacedo em setembro 3, 2011 - 8:59 am

        Orélio, obrigada pela visita. Que bom que as mudanças foram aprovadas, meu objetivo principal nesta última mudança foi de deixar mais visível as categorias onde os visitantes podem navegar para encontrar mais receitas e também ter uma forma de colocar comentários gerais do blog, este último disponível na página Sobre. Abraços, Elisiane

    2. #3 por Sônia em fevereiro 7, 2012 - 11:02 pm

      óla tudo bem!
      quero fazer uma pergunta por quanto que vende a cuca e qual tamanho certo.

      • #4 por elisianemacedo em fevereiro 10, 2012 - 9:22 am

        Pode utilizar a forma retangular de número 2 (35cm x 25cm x 6cm), a cuca fica alta, por isso é bom utilizar uma forma um pouco mais alta. Quanto ao preço, costuma-se somar todos os custos envolvidos na produção e multiplicar por 3. Abraços

    3. #5 por fernanda f em julho 28, 2012 - 5:53 pm

      hum….fiz a receita…esta assando…parabéns pelos conteúdos maravilhosos.

      • #6 por elisianemacedo em julho 30, 2012 - 8:32 am

        Fernanda, obrigada, espero que tenha ficado uma delícia e que você experimente outras receitas do blog. Abraços

    4. #7 por Salete em dezembro 7, 2012 - 7:46 pm

      Que delícia Elisiane, amo cuca, principalmente com massa de pão, esta receita é de fermento para bolo?Parabéns pelo blog, está lindo.

      • #8 por elisianemacedo em dezembro 7, 2012 - 8:43 pm

        Olá, obrigada pela visita, esta cuca é uma ótima opção com fermento de bolo, pois é rápida de fazer e deliciosa. Com fermento de pão faço sempre a Cuca Alemã de Chocolate, que é perfeita. Abraços

    5. #9 por Osvaldo Luz em fevereiro 6, 2013 - 5:24 pm

      Olá, fiz o cadastro agora mesmo e não me contive em fazer este comentário; parabéns, seu blog é excelente de muito bom gosto e profissional. Eu faço pães e salgados, nos pães faço a cuca alemã com goiabada em pedaços, fica ótima, mais estão me pedindo cuca alemã com doce de leite, tenho uma dificuldade em manter a pasta do doce de leite para que não “vaze” ns bordas da assadeira, se voce tem uma soluçao , por favor se não for pedir de mais para que me ajude. Estou no orkut e no face book como Edna Pães. Obrigado

      • #10 por elisianemacedo em fevereiro 21, 2013 - 9:03 am

        Olá, espero que experimente algumas receitas, algumas são bastante econômicas e a relação custo-benefício é muito boa. Você já tentou utilizar um doce de leite mais pastoso, como o da marca Itambé? Talvez o ideal seja fazer uma cuca do tipo rocambole, que você poxa rechear como a desta receita http://elisianemacedo.wordpress.com/2011/10/23/cuca-alema-sovada/
        Abraços

    6. #11 por franciele em julho 9, 2013 - 4:56 pm

      gosto muito do seu site ja fiz varias receitas parabens

      • #12 por elisianemacedo em julho 9, 2013 - 11:16 pm

        Franciele, obrigada, espero que experimente mais receitas do blog. Abraços

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 136 outros seguidores

    %d blogueiros gostam disto: