Cuca Alemã Sovada

Cuca Alema Sovada

Cuca Alema Sovada

A cuca desta receita é diferente das outras massas que tenho no blog porque é uma massa mais firme que pode ser aberta com rolo e recheada a gosto. Com ela dá para fazer cucas,pães doces e roscas. É preciso sovar bastante a massa, eu utilizo batedeira para fazer esta parte.

O recheio da cuca das fotos é o de coco com leite condensado e creme de leite, uma delícia. Você pode fazer o recheio que preferir: ganache de chocolate, frutas cristalizadas, uvas passa, geleias de frutas, goiabada cremosa, goiabada com requeijão, frutas frescas, etc.

A xícara utilizada como medidor é a de 200 ml.

Massa

  • 500 gramas + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/4 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de gordura (manteiga derretida + um fio de óleo)
  • 1 colher (sopa) de melhorador (opcional)
  • 200 ml de leite
  • noz moscada ralada (opcional)
  • Coloque os ingredientes secos (só coloque 500 gramas da farinha) na vasilha da batedeira e misture. Em outra vasilha bata ligeiramente os ovos com um garfo e acrescente a gordura. Coloque a mistura de ovos e gordura na batedeira e bata um pouco. Lembre de utilizar a pá específica para massas pesadas. Acrescente aos poucos o leite, e continue batendo. Se a massa ficar mole acrescente a 1/2 xícara de farinha adicional. Deixe bater por mais uns 10 a 15 minutos. Costumo parar a batedeira de vez em quando, e misturo um pouco com as mãos, e volto a deixar bater mais um pouco na batedeira.

    A receita pode ser feita sem batedeira, mas neste caso, é importante sovar bastante a massa, o ponto ideal é aquele em que a massa não grude mais nas mãos. Caso utilize batedeira esta precisa suportar massas pesadas e faça apenas uma receita por vez.

    Deixe a massa descansar até dobrar de volume (cerca de 2 horas). Depois de crescida divida a massa em duas partes e abra cada parte em um retângulo de 30 x 40 cm. Recheie, enrole pelo lado mais estreito, feche bem as pontas e coloque em forma de pão untada. Deixe descansar uns 10 minutos, pincele com gema, distribua grumos da farofa. Veja no final do post a foto do passo-a-passo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos, ou até que a parte superior esteja levemente dourada. Retire do forno e respingue um pouco de água sobre a farofa. Desenforme depois de frio. Cuidado para não assar demais, senão a cuca resseca, eu prefiro deixá-la mais clarinha, o sabor fica muito melhor.

    Recheio

  • 150 gramas de coco ralado
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 gramas de creme de leite de caixinha
  • Misture tudo e reserve para rechear a massa. Se preferir um recheio mais doce não adicione o creme de leite.

    Farofa

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/3 xícara de manteiga amolecida
  • 2 colheres (sopa) creme de leite
  • raspas de limão
  • açúcar de baunilha
  • canela
  • Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misture com as pontas dos dedos. Reserve. Faça a farofa somente perto da hora que for cobrir a cuca.

    Cuca Alema Sovada

    Cuca Alema Sovada

    Cuca Alema Sovada - Passo-a-Passo

    Cuca Alema Sovada - Passo-a-Passo

    About these ads
    1. #1 por Lylia Diógenes em novembro 7, 2011 - 5:32 pm

      Oi Elisiane,
      Gostei muito de conhecer seus blogs e adorei as receitas.
      Virei mais vezes aqui para curtir suas fotos e receitas.
      Bj,
      Lylia

      • #2 por elisianemacedo em novembro 7, 2011 - 7:15 pm

        Oi Lylia, obrigada pela visita, espero que volte outras vezes. Abraços, Elisiane

        • #3 por fernanda em julho 11, 2012 - 4:38 pm

          esa receita de cuca da para pasar no cilindro…

        • #4 por elisianemacedo em julho 12, 2012 - 10:58 am

          Oi, eu nunca passei esta massa pelo cilindro, mas como a consistência dela é para abrir com rolo, acho que deve ser possível. Boa sorte.

    2. #5 por iraci segundo em novembro 14, 2011 - 10:42 pm

      Como faço para que a farofa grude bem na cuca sovada, já que ela não é tão mole como a tradicional? Obrigada pelas receitas, todas são deliciosas, principalmente a de chocolate…

      • #6 por elisianemacedo em novembro 16, 2011 - 12:36 pm

        Oi Iraci, realmente com esta massa mais pesada e com forma estreita como a de pão é mais difícil colocar cobertura. O que ajuda é fazer uma farofa mais rala, mais fininha e seca, assim você faz grumos bem pequenos e joga sobre toda a cuca, ao assar a farofa vai aderir mais. Para fazer a farofa mais rala diminua a quantidade de gordura (ou da manteiga ou do creme de leite). A farofa é opcional, se não quiser não precisa colocar, mas acho que ela dá um toque de crocância que é uma delícia. Abraços e obrigada pela visita, espero que as receitas estejam funcionando para você.

    3. #7 por raul em janeiro 11, 2012 - 4:15 pm

      como eu faço parra a cuca nao fica muito marrom

      • #8 por elisianemacedo em janeiro 12, 2012 - 8:43 am

        Olá, provavelmente o seu forno está muito quente, tente assar em 180 graus, pré-aqueça também nesta temperatura, por no máximo 5 minutos. Caso utilize forno elétrico, tente desligar a parte de cima, assim que a cuca dourar. De resto, você terá que conhecer o seu forno, ficar de olho e interferir enquanto estiver assando, pode abrir o forno à vontade para olhar, este tipo de massa não caí quando o forno é aberto. Boa sorte, Abraços

    4. #9 por Marlene em janeiro 13, 2012 - 9:00 pm

      para que a farofa grude na cuca pode pincelar gema de ovo batido em cima da massa e depois coloque a farofa

    5. #10 por Ana em fevereiro 6, 2012 - 11:21 pm

      Otimas receitas, muito obrigada. Por favor, posso fazer esta cuca em uma Panificadora?
      Bjos :)

      • #11 por elisianemacedo em fevereiro 7, 2012 - 10:49 am

        Oi Ana, obrigada pela visita. Pode fazer sim. Abraços

    6. #12 por Ana em fevereiro 21, 2012 - 11:13 am

      Elisiane querida, esclareça uma duvida por favor, essa massa fica mais durinha ou mais mole. Coloquei a quantidade de farinha que tinha na receita e ela ficou muito mole.
      Acabei colocando mais farinha do que pedia a receita…

      BJOS ;)

      • #13 por elisianemacedo em fevereiro 21, 2012 - 8:18 pm

        Ana, a massa é mais firme e não deve mais grudar nas mãos, para ficar neste ponto tem que sovar bastante. Pode ser que o tamanho dos ovos ou a farinha esteja provocando a diferença na consistência na massa, neste caso, o melhor é diminuir a quantidade de leite, vá colocando aos poucos e ajustando. A massa precisa ser firme porque será aberta com rolo de massa, como um rocambole. Caso não alcance a consistência e não sendo possível abrir com rolo, espalhe no fundo de uma forma de bolo, e coloque o recheio por cima da cima, e por último coloque a farofa, vai ficar parecendo com a cuca alemã recheada (http://elisianemacedo.wordpress.com/2008/11/09/cuca-alema-recheada/). Abraços e boa sorte.

    7. #14 por juliana em março 12, 2012 - 1:04 pm

      Olá, tudo bem?
      Gostaria de saber o segredo para que o recheio não se misture a massa…para qdo cortar que apareça, gosto muito de recheio de doce de leite…mas qdo vou cortar está tudo misturado, não fica igual das que compro…vc sabe o segredo???
      obrigada

      • #15 por elisianemacedo em março 13, 2012 - 10:15 pm

        Olá, acho que não entendi muito o que você está querendo, mas seguem algumas sugestões: utilize um doce de leite mais consistente, concentre o recheio em um mesmo lugar e coloque uma quantidade generosa, além disso, uma massa mais firme como a apresentada na receita de cuca alemã sovada (http://elisianemacedo.wordpress.com/2011/10/23/cuca-alema-sovada/) ajuda para que o recheio não se misture à massa. Abraços

        • #16 por juliana em março 14, 2012 - 11:22 am

          Olá, vc entendeu simmmm, é isso mesmo, quero que o recheio apareça na hora de cortar…fiz uma que o doce se misturou a massa e qdo cortei nem dava para perceber que tinha algo dentro, parecia massa pura!!!!!
          Obrigada pela dica
          Abraços

    8. #17 por Maria Alice em junho 3, 2012 - 7:19 pm

      Ficou uma delícia, fiz ganache de chocolate meio amargo. Moro no sul e hoje estava um pouco frio então usei duas colheres de fermento para a massa de 300g de farinha, deu certo!!!
      Obrigada!

      • #18 por elisianemacedo em junho 4, 2012 - 8:49 am

        Maria Alice, que legal, depois de ler sua mensagem fiquei com vontade de comer cuca! Se tiver oportunidade experimente a receita da Cuca Alemã de Chocolate no endereço http://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/, a massa é mais molhadinha, não é de enrolar, e fica uma delícia, e claro o recheio pode ser o que você preferir. Abraços

    9. #19 por VERA ARAÚJO em junho 28, 2012 - 9:40 am

      BOM DIA VOU ESPREMENTAR SUA RECEITA MUITO OBRIGADO POR ENSINAR PASSO A PASSO A MONTAGEM UM ABRAÇO

      • #20 por elisianemacedo em junho 30, 2012 - 6:46 am

        Legal, torço para que fique uma delicia. Abraços

    10. #21 por Glauciane Miranda em julho 21, 2012 - 9:02 am

      Bom dia, é a primeira vez que passo pelo seu blog, sou do MT, acordei cedo na intenção de fazer uma cuca, procurando, achei seu blog com a receita, que maravilha, era uma receita dessa que estava procurando, pois fiz uma semana passada que a massa fica mole igual a de bolo, e a farofa desceu, que raiva viu, ficou um bolo normal, mais agora com a sua receita vou acertar, beijinhos, e vou voltar mais vezes, tchau tchau, e que vc tenha um ótimo final de semana.

      • #22 por elisianemacedo em julho 23, 2012 - 8:48 am

        Olá Glauciane, obrigada pela visita, espero que tenha feito a cuca e que tenha gostado. No caso desta massa ficar mais mole que o desejado, você pode diminuir um pouco a quantidade de água, o indicado é ir acrescentando a água aos poucos, até atingir o ponto desejado. Abraços

    11. #23 por joseani em outubro 25, 2012 - 1:30 pm

      ola,como faço para fazer recheio de banana,e com frutas frescas,adorei as receitas,bjs

      • #24 por elisianemacedo em outubro 28, 2012 - 9:44 pm

        Oi Joseani, obrigada pela visita. A banana amasse com um garfo, adoce a gosto e adicione um pouco de canela, basta umas duas unidades para cada cuca. O morango basta cortar em fatias e salpicar um pouco de açúcar. As demais frutas prefiro fazer geléia e não as utilizo cruas. Abraços, Elisiane

    12. #25 por paulinho em novembro 10, 2012 - 1:36 pm

      elisiane adorei seu blóg. Vou fazer a cuca agora. Bjs

      • #26 por elisianemacedo em novembro 13, 2012 - 8:45 am

        Obrigada Paulo, espero que a cuca tenha ficado uma delícia. Abraços

    13. #27 por André em janeiro 20, 2013 - 5:31 pm

      Boa tarde. Elisiane, eu tentei usar o fermento fresco… 2 tabletes pra 1 receita. A cuca não cresceu quase nada ficou dura, acabou indo fora, uma pena… Podia usar o fermento fresco ou somente o granulado mesmo?

      • #28 por elisianemacedo em janeiro 21, 2013 - 4:12 pm

        Oi André, que pena que não deu certo, mas você pode sim utilizar fermento fresco, mas utilize uma quantia um pouco maior: 3 a 4 tabletes de 15 gramas. Tenha certeza que o fermento esteja fresco, este tipo de fermento rapidamente perde a validade, mesmo se guardado na geladeira. Abraços

    14. #29 por Juliana em janeiro 21, 2013 - 6:38 pm

      Olá, Elisiane! Já comentei aqui uma vez para tirar uma dúvida sobre a cuca de chocolate (que é maravilhosa, por sinal) e você me respondeu prontamente. Dá gosto de ver o seu capricho tanto com as receitas super bem explicadas quanto no cuidado com o blog :)
      Posso abusar e tirar mais umas dúvidas? Estou pensando em fazer essa receita da massa sovada, mas não tenho a batedeira adequada. Nesse caso, sovo na mão por quanto tempo? 30 minutos? Se eu diminuir pela metade (se entendi bem, essa receita é dobrada, estou certa?), quanto tempo você acha que precisa de sova? Por fim, se eu fizer essa mesma quantidade, posso assar uma e guardar a massa na geladeira por uns dois dias pra assar depois?
      Um beijão e parabéns pelo ótimo trabalho!

      • #30 por elisianemacedo em janeiro 22, 2013 - 1:06 pm

        Olá Juliana, obrigada por retornar ao blog, claro que posso responder às suas perguntas. Você pode diminuir os ingredientes pela metade e fazer apenas uma cuca, esta massa nunca guardei na geladeira de um dia para o outro, acho que não deve dar certo, porque a massa tende a pegar mais umidade e então não deve dar ponto para enrolar. Caso queira tentar, recheie e enrole a cuca, guarde em saco plástico bem fechado na geladeira, tire da geladeira uns 30 minutos antes de assar, para voltar a temperatura ambiente. O tempo de sovar varia muito de pessoa para pessoa, o importante é que a massa deixe de grudar nas mãos, este é o ponto a ser observado. Espero que faça a cuca e depois conte aqui no blog como foram as suas experiências. Abraços

    15. #31 por Angela em fevereiro 9, 2013 - 10:46 am

      Copiei!!! :D Obrigada pelas deliciosas receitas, adoreiii!!! beijos

      • #32 por elisianemacedo em fevereiro 21, 2013 - 8:58 am

        Obrigada pela sua visita, não precisa se preocupar em copiar as receitas, sempre que precisar será bem vinda ao blog. Eu mesmo, utilizo o blog como o meu caderno de receitas, levo o celular para a cozinha e acesso o blog. Abraços

    16. #33 por Marly Padilha em março 21, 2013 - 12:43 pm

      Oi Elisiane, sempre faça cucas com massas moles mas gostei muito dessa receita e vou fazer, depois volto para dar o resultado. bjs

      • #34 por elisianemacedo em março 21, 2013 - 5:56 pm

        Marly, obrigada pela visita, espero que goste da cuca, volte para dizer se gostou do resultado. Abraços, Elisiane

    17. #35 por Marly Padilha em março 21, 2013 - 2:51 pm

      Oi Elisane posso fazer essa massa com açucar refinado.

      • #36 por elisianemacedo em março 21, 2013 - 5:54 pm

        Oi Marly, você pode também fazer a cuca com açúcar refinado. Abraços

    18. #37 por Marly Padilha em março 21, 2013 - 7:16 pm

      Oi Elisiane,fiz a cuca com açucar refinado ficou uma delicia,e não usei batedeira apenas sovei bem, ficou muito macia. Obrigado . abraços

    19. #39 por Juliana em maio 13, 2013 - 12:24 pm

      Elisiane, voltei para agradecer a ajuda e comentar que a cuca é realmente muito boa; só devo ter feito alguma pequena besteira (provavelmente tirado do forno antes de ela estar totalmente assada) porque ela ficou um pouco grudenta e com leve gosto de massa crua junto ao recheio. Mas mesmo assim tava boa, ou seja, quando der certo, vai ficar maravilhosa! Fiquei pensando em fazer de goiabada e requeijão, e imaginando se não daria certo usar, em vez de goiabada cremosa e requeijão, usasse cubinhos bem pequenininhos de goiabada e queijo minas. O que você acha? Será que daria certo?

    20. #40 por elinara em julho 25, 2013 - 5:47 pm

      Ola Elisiane eu fiz a cuca de leite moça porem a massa não cresceu e o recheio transbordou, preciso de uma ajuda sua pois preciso fazer uma cuca dessa pra amanha.

      • #41 por elisianemacedo em julho 25, 2013 - 8:39 pm

        Oi Elinara. leite condensado é muito liquido para rechear este tipo de cuca, você pode fazer um brigadeiro cremoso com 1 lata de leite condensado + 1 caixinha de creme de leite, deixar esfriar (para endurecer um pouco) e depois rechear. Doce de leite pastoso, como o da Itambé, também fica bom. Quanto a não crescer veja se o fermento está fresco e caso o tempo esteja frio pode colocar 1 colher (de sopa) a mais. Abraços e boa sorte.

    21. #42 por Sabrina Dalbosco em fevereiro 5, 2014 - 9:59 am

      Essa receita rende quantas cucas?

      • #43 por elisianemacedo em fevereiro 6, 2014 - 9:31 pm

        Duas cucas assadas em forma de pão. Abraços

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 120 outros seguidores

    %d blogueiros gostam disto: