Torta Cremosa de Farofa

Torta Cremosa de Farofa
Torta Cremosa de Farofa

Tem algumas receitas que parecem me perseguir, arrumam diferentes formas de me convencer a testá-las e claro me surpreender com o resultado! Esta receita foi um destes casos: uma amiga trouxe o caderno de receitas no trabalho e eu doida para olhá-lo, mas cheia de coisas para fazer e remorso de fazer tal coisa durante o expediente, não consegui nem abrir o caderno.

Quando já estava quase na hora dessa amiga ir para casa, corri para a mesa dela e perguntei quais as receitas que ela julgava imperdíveis e ela me falou de duas, das quais uma era a torta farofa. Copiei as duas e devolvi o caderno.

Guardei as receitas e esqueci completamente o assunto. Passado alguns meses comprei uma revista mensal de receitas e lá estava a mesma torta, com um nome diferente e pequenas alterações nos ingredientes, e aí tive aquele clique e pensei: esta receita eu conheço e tenho recomendações excelentes sobre ela! Tenho que fazer! E foi assim que conheci a torta que de fato é imperdível.

A torta tem como base uma massa amanteigada, recheada por um creme de leite condensado e coberta por uma farofa de nozes. A farofa é uma mistura de farinha, açúcar e manteiga e no caso desta receita é feita da própria massa da base com um pouco menos de manteiga.

Recheio

  • 2 col (sopa rasa) de maizena
  • 2 xícaras de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)

 

 

Comece preparando o recheio, para dar tempo de esfriar um pouco. Leve ao fogo baixo a lata de leite condensado, as gemas, a margarina e o leite misturado com a maizena. Mexa sempre até o creme encorpar, retire do fogo, acrescente o creme de leite. Reserve.

Massa

 

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 col. (sopa) fermento em pó
  • 1 ovo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 100 gramas de manteiga
  • ½ xícara de nozes
  • 1 colher (sopa) de manteiga

 

 

Junte a farinha de trigo, o fermento, o ovo, o açúcar e 100 gramas de manteiga, misture com as mãos, até os ingredientes ficarem unidos. Separe 1/3 da massa e misture com as nozes picadas grosseiramente, reserve para cobrir a torta.

No restante da massa acrescente mais 1 colher (sopa) de manteiga ou o necessário para deixá-la com mais liga, misture e espalhe em uma forma redonda grande (26 cm de diâmetro) com fundo removível, deixando as laterais um pouco mais altas. Cubra a massa com o recheio e por cima distribua a farofa de nozes formando pequenos grumos.

Pré-aqueça o forno por 5 minutos e asse em fogo baixo por cerca de 35 minutos ou até dourar levemente. Ao retirar do forno salpique um pouco de água na farofa para deixá-la macia. Sirva gelada.

Torta Cremosa de Farofa - Passo-a-Passo
Torta Cremosa de Farofa – Passo-a-Passo
Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Ivone da Costa L. Santos disse:

    Que maravilhas! ! !
    Parabéns

    1. elisianemacedo disse:

      Ivone, obrigada. Esta receita é deliciosa, espero que você faça. Só publico receitas que gosto muito, e que faço com frequência. Abraços.

  2. Lorena disse:

    eu fiz… e ficou uma deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…. acaba na mesma noite… rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s