Cuca de Banana

Cuca de Banana
Cuca de Banana

Minha mãe é descendente de alemães e uma legitima representante dessa cultura, só para se ter idéia o ensino primário dela foi todo na língua alemã e além da língua os deliciosos doces sempre fizeram parte dos nossos cafés coloniais, rotineiros na época da minha infância.

 

O nome cuca é o abrasileiramento da palavra alemã “kuchen” e significa bolo. De todas as delicias que minha mãe faz a que eu mais gosto é a cuca de banana. Aqui apresento uma receita que criei a partir da receita da minha mãe, porque a dela eu não consigo reproduzir!

 

A massa é crocante e desmancha na boca, e sempre me questionam se leva trigo integral. O recheio à base de creme de leite e bananas fica suculento e saboroso. Ao substituir a manteiga por margarina ou o açúcar cristal por açúcar refinado você obterá uma cuca diferente.

 

A xícara utilizada como medidor é a menor, de 200ml.

Massa

 

  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • 120 gramas de manteiga
  • ¾ xícara açúcar cristal
  • 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó

 

 

 

Misture e amasse com as mãos a farinha peneirada, a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar cristal e o fermento. Forre o fundo de uma forma redonda de fundo removível (28cm), deixando a borda um pouquinho mais alta.

 

Recheio

 

  • 5 bananas (caturra, nanica)
  • 1 xícara de açúcar cristal,
  • 1 caixa de de creme de leite (200g)
  • canela em pó

 

 

 

Corte as bananas em fatias finas, acrescente o açúcar cristal, o creme de leite e a canela. Misture os ingredientes tomando cuidado para não despedaçar as fatias de banana. Cubra a massa.

 

Pré-aqueça o forno por 5 minutos. Asse em fogo baixo por cerca de 50 minutos, ou até que o recheio esteja assado.

Cuca de Banana Passo-a-Passo
Cuca de Banana Passo-a-Passo
11 comentários Adicione o seu

  1. marga disse:

    AMEI TUAS RECEITAS MUITO OBRIGADA!

  2. marcia disse:

    oi eu gostaria de saber se essa cuca de banana,eu poderia usar margarina no lugar da manteiga.
    valeu tchau
    abraçossss.

    1. elisianemacedo disse:

      Márcia, pode utilizar margarina, a cuca também fica muito gostosa. Abraços.

  3. marcia disse:

    oi obrigada por me responder todas e ta dando todas certas,sem falar que são deliciosas,e alguns doces a mais,sou louca por doces além de ser doceira;faço tortas para aniver festas e etc…. beijussss…

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Marcia, se você faz bolos para festas experimente fazer o bolo recheado de chocolate (https://elisianemacedo.wordpress.com/2011/01/28/bolo-recheado-de-chocolate/), eu sempre faço nos aniversários e faz muito sucesso. Abraços.

  4. paulo fickel disse:

    Seu trabalho sobre a culinária alemã, no que diz respeito as cucas é maravilhoso, e resgata a cultura alemã no RS. também sou de origem alemã e sinto saudades dos doces feitos por meus avós, numa época sem batedeiras, liquidificado e outras parafernálias, que hoje assombram as cozinhas. Procuro manter tudo que faz parte de uma cultura que fez o RS ser grande, sem porém perder suas tradições. Sou chef de cozinha e procuro colocar em minhas atividades sempre parte de nossa história.

    1. elisianemacedo disse:

      Paulo,obrigada, a comida faz parte da história de cada povo, além de valorizar esta parte da minha história, também aprecio aprender novas culturas observando seus hábitos e gostos na alimentação. Ainda é possível resgatar, nas pessoas mais velhas de nossas famílias, antigas receitas e tentar perpetuá-las para as próximas gerações. O importante é não perder as receitas de comidinhas que nos encantavam na infância, e que tem o poder de despertar nossas mais doces memórias. Abraços, Elisiane

  5. Tais De Quevedo Alves disse:

    gostaria de saber o que eu faço para a farofa não derreter depois que coloco em um saco plástico.obrigado.

    1. elisianemacedo disse:

      Tais, não entendi, antes ou depois de assar a cuca?

  6. rosa de brittos disse:

    gostaria de receitas de recheios paras cucas obrigado

    1. elisianemacedo disse:

      Rosa, no site tenho várias receitas de cucas, com recheio de uva, chocolate, geleia de frutas. Mas a criatividade é que manda, pode utilizar ricota adoçada, banana amassada adoçada e com canela, creme de confeiteiro, doce de leite, coco ralado misturado com açúcar e creme de leite, etc.

Deixe um comentário

