Pão Panhoca – Pão Italiano

Pão Panhoca
Pão Panhoca

Este pão italiano fica super macio e com a casquinha bem fininha, parecendo comprado em padaria. Para o pão ficar bonito, macio, com boa textura e volume podemos copiar o que as padarias fazem: utilizar um produto chamado de melhorador (“Pão Certo” da marca Fleischmann). Para sovar a massa, que tem que ser muito batida até atingir o “ponto de véu” é importante utilizar uma batedeira que bata massas pesadas ou um máquina de fazer pão.

 

Ingredientes para 1 pão:

 

 

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa rasa) de sal
  • 1 col (sopa rasa) de açúcar
  • 20 gramas de fermento biológico fresco ou 10 gramas do seco
  • 1 col (sopa rasa) de melhorador
  • 250 ml de água
  • 50 ml de iogurte natural
  • 1 1/2 colher (sopa rasa) de manteiga derretida

 

 

Coloque todos os ingredientes secos na vasilha da batedeira, misture um pouco com uma colher. Ligue a batedeira e vá acrescentando aos poucos a água, intercalando com o iogurte e a gordura. Bata a massa até que ela fique em ponto de véu, este ponto é alcançado quando a massa estiver com aparência bem lisa e ao ser esticada fique bem fina, quase transparente e desgrude das mãos.

 

Deixe a massa descansar por 30 minutos. Molde uma bola e coloque em assadeira untada. Utilize um pouco de óleo nas mãos e mesa, para facilitar o manuseio. Faça cortes de 1cm de profundidade na parte superior dos pães, com a ajuda de um gilete. Jogue um pouco de farinha sobre os pães. Deixe dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos (ou até dourar) em forno à 250 graus.

Pão Panhoca - Cortes no Pão
Pão Panhoca – Cortes no Pão
Anúncios

6 comentários Adicione o seu

  1. wil... disse:

    se eu tira o melhorador fica a mesma coisa…

    1. elisianemacedo disse:

      Infelizmente não fica a mesma coisa, principalmente para o pão italiano e para o pão francês, onde a massa tem que ser bem leve.
      O pão fica gostoso mesmo sem utilizar o melhorador, mas não vai ficar parecido com o pão italiano que você compra na padaria.

  2. Edi disse:

    o que é o melhorador?

    1. elisianemacedo disse:

      Edi, transcrevo aqui uma explicação que já coloquei na receita de pão doce, lá também tem uma foto da embalagem do produto (veja aqui no blog no endereço: https://elisianemacedo.wordpress.com/2009/08/07/pao-doce/):
      “o melhorador reforça o glúten da farinha, facilita a sova e resulta numa massa mais fácil de moldar e o pão depois de pronto fica com uma textura bem leve. Não é essencial, mas é este o produto que todas as padarias usam. Geralmente é vendido em casas especializadas em produtos de panificação”.
      Abraços

  3. Marcela disse:

    Você já fez essa receita usando a maquina de pão? Fiz hoje na opção massa, mas quando tirei da maquina, estava muito mole, a bola ficou achatada. Está aumentando agora que está no forno, mas não vai ficar redondo igual ao seu.

    1. elisianemacedo disse:

      Não fiz com máquina de pão, mas este processo não deveria interferir no ponto da massa, talvez no seu caso seja melhor diminuir um pouco a quantidade de água. A farinha às vezes interfere um pouco no ponto da massa e pequenas variações na água, tanto para mais como para menos é normal. Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s