Pão Doce

Pão Doce
Pão Doce

Este pão doce lembra muito a minha infância: às vezes, muito esporadicamente, minha mãe deixava comprar um pãozinho doce na padaria perto de casa, para levar para a escola. A padaria já não existe e não tinha voltado a experimentar nada parecido. O pão é bem macio com uma cobertura deliciosa de farofa doce e creme de confeiteiro.

Recentemente, fiz um curso de pães e para minha surpresa o pão doce ensinado tinha “sabor de infância” e o que imaginava ser possível apenas com auxílio de máquinas profissionais, podia ser feito em casa, contando apenas com uma batedeira  para massas pesadas ou uma máquina doméstica para fazer pão.

A batedeira/máquina de pão é importante para sovar a massa até que ela fique em “ponto de véu de noiva”. A massa fica elástica e desgruda das mãos.

Ingredientes para 16 pães de 50 gramas:

  • 500 g. de farinha de trigo
  • 300 ml de água em temperatura ambiente
  • 1/2 colher (de sopa rasa) de sal
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1 1/2 colher (de sopa rasa) de margarina
  • 1 colher (sopa rasa) de melhorador
  • 20 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite em pó

Coloque a farinha, o sal, o açúcar, o melhorador e o leite em pó na vasilha da batedeira, e misture um pouco (se optar pelo fermento seco misture com os ingredientes secos). Acrescente o ovo e a margarina e bata um pouquinho. Comece a colocar a água aos poucos, intercalando com o fermento fresco esmigalhado. Depois de terminada a água continue batendo até atingir o ponto de véu. Deixe a massa descansar por 30 minutos ou um pouco mais, caso ela esteja dificil de moldar (grudenta).

Divida a massa em 16 partes, forme bolas, utilize óleo nas mãos e na mesa para não grudar. Deixe descansar alguns minutos e em seguida abra cada bola de massa na forma de cilindro e enrole como caracol, coloque em forma untada, deixe dobrar de volume.

A forma de caracol é importante para conseguir colocar o creme sobre cada pão, na foto abaixo o passo a passo para formar o caracol: forme um cilindro com a bola de massa e em seguida levante o cilindro, encoste uma das pontas na mesa e vá baixando a mão, e faça com que a massa contorne a parte da massa que já está na mesa, sem sobrepôr uma volta na outra. Depois de colocar na forma dê uma apertada leve no pão.

Pao Doce - Modelagem
Pao Doce – Modelagem

Cobertura – Creme de Confeiteiro (recheio de sonho):

Gosto do Creme Mestre Patissyer, da marca Arcólor, que é muito prático e gostoso. Para preparar basta misturar 1 xícara do pó do creme com 2 xícaras de leite, e levar ao fogo, mexendo até engrossar. Se preferir pode preparar um creme misturando 500 ml de leite, 4 gemas, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 5 colheres de açúcar e 1 colher de chá de essência de baunilha, leve ao fogo, mexendo até engrossar. Utilize o creme depois de frio.

Cobertura – Farofa:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1 colher (café) de açúcar de baunilha
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1/3 xícara de manteiga derretida
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • raspas de limão

Misture todos os ingredientes com os dedos, formando pequenos grumos.

Depois que os pãos dobrarem de volume, pincele com ovo batido (utilize pincel bem macio), e distribua o creme de confeiteiro (com o auxilio de um bico de confeitar) e por último salpique a farofa. Leve para assar por cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido ou até que esteja levemente dourado.

Como muitos perguntam o que é melhorador, resolvi acrescentar uma foto da embalagem e uma explicação: o melhorador reforça o glúten da farinha, facilita a sova e resulta numa massa mais fácil de moldar e o pão depois de pronto fica com uma textura bem leve. Não é essencial, mas é este o produto que todas as padarias usam. Geralmente é vendido em casas especializadas em produtos de panificação. Existe um produto da Fleischmann chamado Pão Certo, vendido em supermercados, em pequenos envelopes, que promete fazer o mesmo efeito.

Melhorador
Melhorador
Anúncios

31 comentários Adicione o seu

  1. bernadete aragao disse:

    esa torta e uma delicia meus amigos eu fiz ela todos da minha familha adorou e

    1. elisianemacedo disse:

      Muito legal, obrigada Bernadete. O povo aqui de casa também adora. Abraços.

  2. Patrícia disse:

    Adorei seu blog!
    As receitas são maravilhosas e a maneira que você as explica faz ter vontade de fazê-las!
    bjo

    1. elisianemacedo disse:

      Então está dando certo! Minha intenção é incentivar e mostrar que é possível, sem muito esforço, preparar lanchinhos gostosos.

  3. Adelaide disse:

    Boa tarde! Por favor, poderia me informar o que é “melhorador”? Gostaria de fazer essa receita,mas nao sei o que é isso.
    bjs Adelaide

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Adelaide,

      Desculpe a demora em responder, eu estava viajando, espero que você ainda esteja com vontade de fazer o pão!
      O melhorador é um produto utilizado nas padarias (antigamente se utilizava o bromato) para deixar o pão mais leve e a massa mais fácil de manusear (ela não murcha quando você tenta moldar).
      O produto pode ser comprado em redes de atacado como o Sam’s Club. Em mercados normais tem um produto chamado “Pão Certo” da marca Fleischmann que pode ser utilizado como substituto.
      O melhorador não é prejudicial a saúde, mas se utilizado em quantidade maior que a recomendada pode causar asia.
      A receita pode ser feita sem o melhorador.

  4. Adelaide disse:

    Obrigada, vc é o maximo! Bjs

  5. Robson Fidelis disse:

    “O pão doce é muito bom”, palavras de quem comeu. Fiz e a galera aqui em casa gostou muito. É uma receita de pão que teve um grau de dificuldade de médio a alto, para mim que sou aprendiz, mas valeu muito a pena.

    Valeu Elisiane.

  6. Graziela lana disse:

    Oi, gostaria de fazer essa receita mais moro no exterior, e nao sei como comprar esse produto, o melorador, sera que voce pode me ajudar? obrigada.

    1. elisianemacedo disse:

      O melhorador não é essencial, você pode fazer sem colocar este ingrediente, a massa só vai ficar um pouco mais pesada.
      Você poderia ver se as padarias por aí utilizam algum químico para deixar o pão mais leve e fácil de modelar e ver como eles chamam o produto.
      O melhorador é feito de amido de milho ou fécula de mandioca e mais alguns químicos.

  7. Eudete disse:

    Este pao doce lembra minha infancia na padaria de meu pai,é o mesmo pao que ele fazia lá.Eu faço algumas coisas para vender de porta em porta ,gostaria se vc tivesses outras receitas mandasse pra mim para poder inovar,desde ja agradeço.

    1. elisianemacedo disse:

      Experimente as seguintes receitas do meu blog: Rosca de Padaria, Pão Recheado e Cuca Alemã Recheada. As três são maravilhosas e permitem que você varie os recheios, sendo que o pão recheado aceita recheios doces e salgados. Assim com poucas receitas você pode montar uma grande variedade de produtos. Muito sucesso!

  8. gliceria costa disse:

    Oi,gostaria de saber como uso essa receita na maquina de fazer pão doméstica.Só de olhar a receita já voltei a infancia,o seu blog e delicioso as fotos deixa a gente com aguá na boca.Parabens!

    1. elisianemacedo disse:

      Gliceria,
      Obrigada, é da infância que trago sabores que lembram de momentos especiais vividos em família.
      A máquina só serve para misturar e sovar, não utilize para descanso da massa ou para assar o pão.
      Coloque os ingredientes secos, selecione um tipo de pão, pode ser qualquer um, o que você quer é que ela sove a massa. Assim que ela começar a misturar os ingredientes secos, acrescente os ovos e a margarina e por último coloque a água aos poucos, sempre com a máquina batendo. Quando ela parar de bater observe se já chegou ao ponto de véu, caso necessário selecione novamente o mesmo programa para ela bater mais um vez. Retire a massa da máquina e coloque sobre uma mesa untada com óleo, cubra com um plástico e deixe descansar por uns 30 minutos. Siga os demais passos descritos na receita.

  9. luly disse:

    ola gostaria que de saber como e o ponto de vel na massa para eu nao deixar passar do ponto agradecida pela atencao

    1. elisianemacedo disse:

      Luly, no ponto de véu a massa ao ser esticada fica bem fininha e transparente, sem rasgar, fica bem elástica. Este ponto é difícil de obter, tem que bater bastante na batedeira até chegar a este ponto, assim o pão fica bem leve parecendo o de padaria. Abraços

  10. marcia disse:

    oi!!!! tudo bem ?
    é o seguinte eu gostaria de saber por que as farofas das cucas alemãs ficas duras e secas é só esse o problema,porn que as cucas são deliciosas.

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Márcia, uma dica para deixar a farofa menos crocante é salpicar um pouco de água sobre a cuca, assim que retirar do forno, é só um pouquinho de água para umedecer a farofa, cuide para não molhar demais. Abraços.

  11. marcia disse:

    oiii muito obrigada,continuo fazendo todas é uma delicia uma receita mais boas que a outra valeuuu.abraços……

    1. elisianemacedo disse:

      Márcia, que bom que você está fazendo as receitas do blog, se tiver sugestões ou dicas não deixe de comentar aqui no blog. Abraços

  12. Glaucia disse:

    Olá, sou de Blumenau – SC e atualmente moro em São Paulo. Tenho um atelier e quero muito me especializar nos doces típicos. Não sei como é esse ponto véu de noiva. Eu fiz uma vez e ficou parecendo com um pão mais sovado, acredito que bati pouco a massa.
    Só de olhar a foto minha boca saliva, pois adoro!
    Bjs e parabéns pelo blog.

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, obrigada pela sua visita. Quando a massa está em ponto de véu, é possível esticá-la bastante, ficando quase transparente, mas sem rasgar. Precisa utilizar o melhorador e bater em uma máquina de pão ou em uma batedeira de massas pesadas. O melhorador vai deixar a massa bem mais elástica, e com a máquina será possível bater a massa pelo tempo necessário. Eu utilizo a batedeira planetária da Arno, 500 gramas de farinha por vez, e chego a bater 30 minutos, para ficar no ponto. O pão fica muito levinho, delicioso, espero que você tente mais uma vez. Abraços

    2. walcir disse:

      ponto de veu ou seja sovado dependendo da massa tem que cuidar pra nao matar a massa

    1. elisianemacedo disse:

      O pão é muito gostoso, espero que faça. Abraços

  13. Rosi Nunes disse:

    Olá! Esta massa pode ser preparada e congelada crua? E se a resposta for positiva, qual o tempo de durabilidade no frizzer? Ah, adorei as suas receitas! São práticas e os ingredientes são simples de serem encontrados! Abraços, aguardo retorno!

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Rosi, obrigada pela visita. Não é indicado congelar com o creme de confeiteiro, ou seja, você teria que congelar antes de assar. Faça as bolinhas, forme o caracol, distribua em uma forma, deixe dobrar de volume e só depois leve para o freezer até congelar bem. Retire da forma e acondicione em sacos plásticos e mantenha no freezer por no máximo 2 meses. Quando quiser consumir, retire do freezer e leve diretamente para o forno (sem descongelar). Caso queira, poderá antes de assar cobrir os pães com o creme de confeiteiro e com a farofa. Abraços

  14. joana disse:

    Ola, amei o seu blog gostaria de saber se você tem receita de croassant, se posso usar o melhorador nele também, e como faço para que ele fique em camadas pois não consegui fazer se tiver, por favor me ensina? abraços e desde já agradeço.

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Joana, obrigada, espero que experimento algumas das receitas. Infelizmente não tenho nenhuma boa receita de croassant, já tentei fazer mas não deu certo. Abraços e desculpe não poder ajudar.

  15. francisco disse:

    meu pao doce esta murchando assim que tiro do forno,sou padeiro e confeiteiro,mas nao estou sabendo de como fazer para isto nao ocorrer ,pois o forno é de cinco esteira e asso em 140 graus mas mesmo assim eles murcham em algum estante faço de cinco a dez quilos de farinha de trigo ,por favor se tiver alguem por ai e pode me ajudar me passe uma receita de cinco quilos de de pao doce para ver se da serto,obrigado.

    1. elisianemacedo disse:

      Francisco, desculpe mas não sei como te ajudar não uso forno industrial e nem faço quantias grandes. Talvez o murchar tenha a ver com a temperatura dos ingredientes ou com o forno. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s