Bolo Recheado de Chocolate

Bolo de Chocolate Recheado
Bolo de Chocolate Recheado

Esta receita inaugura uma nova seção no blog: bolos recheados. De confecção mais difícil e que demandam mais tempo, mas o resultado vale a pena. Além do bolo é preciso preparar uma calda, um recheio e uma cobertura. Nesta receita, para facilitar, sugiro fazer a cobertura igual ao recheio.

Como montar um bolo de chocolate recheado que não fique muito doce? Acho que encontrei a resposta!!! E como fazer um recheio macio e ao mesmo tempo que não “escape”? Este recheio parece um brigadeiro, mas com uma consistência macia, divino!

Massa

  • 10 ovos
  • 10 colheres cheias (sopa) de açúcar
  • 10 colheres cheias (sopa) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 5 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres rasas (sopa) de fermento em pó

 

 

Coloque na tigela da batedeira, as claras e deixe bater até ficar em neve. Adicione as gemas peneiradas, o açúcar e deixe bater mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira, acrescente a farinha, o cacau, o óleo, bata mais um pouco. Tire da batedeira, acrescente o fermento em pó, mexa com uma colher. Coloque em forma retangular grande, untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, ou até que esteja dourado.

Calda

  • 350 ml de água filtrada
  • 10 cravos
  • 1 pau de canela
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 cálice de licor de chocolate

Junte os ingredientes em uma panela, exceto o licor, leve ao fogo até ferver. Retire os cravos e a canela. Quando amornar acrescente o licor e utilize para molhar o bolo.

Recheio e Cobertura

  • 800 gramas de chocolate ao leite nestlé
  • 800 gramas de doce de leite itambé
  • 350 gramas de creme de leite nestlé em caixinha

Derreta o chocolate no micro-ondas, acrescente aos poucos o doce de leite e o creme de leite, misturando com uma espátula. Deixe descansar na geladeira por 1 hora antes de rechear o bolo.

Montagem

  • Cortar o bolo em 3 camadas.
  • 1 camada de bolo, molhar com um pouco de calda
  • 1 camada do recheio
  • 1 camada de bolo, molhar com um pouco de calda
  • 1 camada do recheio
  • 1 camada de bolo, molhar com um pouco de calda
  • Cobrir o bolo com a cobertura. Decorar com lascas de chocolate ao leite.

 

Dicas:

  • É normal não utilizar toda a calda, é importante não molhar muito o bolo.
  • Gosto mais do bolo servido gelado.
  • A consistência do recheio varia de acordo com o tipo e marca do chocolate e com o tipo do doce de leite. As medidas da receita funcionam se o chocolate é ao leite da Nestle e o doce de leite for o pastoso da Itambé – se utilizar outras marcas recomendo que faça testes para garantir que a consistência não fique muito mole e com isso o bolo despenque.
  • Costumo montar o bolo na forma onde ele foi assado (cobrir a forma com papel alumínio), deixo algumas horas na geladeira, depois viro o bolo em um prato e faço a decoração. Assim ele fica bem alinhado.
31 comentários Adicione o seu

  1. Ana disse:

    Oi Elisiane!
    Amei seu blog,parabéns tem receitas tentadoras …difíceis de resistir, ainda mais para as formigas como eu rsrs…
    Vou adicionar como favorito.
    Abraço,bom fim de semana.

  2. Doralice disse:

    Oi querida
    Tenho uma receita de bolo de chocolate que fica úmida e é uma delícia.
    Não faço recheio só cobertura. Não tenho muita prática. E essa massa não fica enjoativa.
    Bjs/boa semana
    Doralice (Dora)

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Dora, para fazer receitas doces não é preciso ter muita prática, mas é importante seguir a receita bem direitinho. Muitos erram ao assar, porque cada forno tem seu jeito, o importante é ficar sempre de olho, para retirar do forno no momento correto, geralmente depois de 20 minutos é hora de fica atenta, porque o bolo pode estar pronto a qualquer momento.
      Se quiser compartilhar sua receita, ela será muito bem vinda. Abraços,Elisiane

  3. Manuela disse:

    Menina, estou aqui babando neste seu bolo!!!
    Ficou maravilhoso!!!
    E o seu cantinho é muito aconchegante!!!

    Bjs…

    1. elisianemacedo disse:

      Obrigada pela sua visita, o bolo é uma delicia e muito fácil de fazer. Abs

  4. cgr disse:

    meu deus ,poe mais fotos eu fiquei babando com vontade de comer

  5. Juliana Mafra Salgado disse:

    oi, estou com um probleminha, gostaria de sua ajuda… estou fazendo os bolos recheados seguindo a receita direitinho, mas eles estao desmoronando depois de prontos… o que pode ser? obrigada…
    Juliana

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, o bolo desmonta quando o recheio não ficou firme o suficiente. Utilize doce de leite pastoso (tem que ser bem firme), o chocolate é o puro da nestle. É necessário deixar o recheio na geladeira por algumas horas antes de rechear. Não coloque muita calda no bolo. Se quiser utilizar outra marca de chocolate, você terá que testar qual a medida correta, provavelmente você terá que aumentar a proporção do chocolate em relação ao doce de leite e creme de leite. Abraços e boa sorte.

  6. maria amelia disse:

    nossa incrivel este bolo,eu faço doces para festas e eu fiz o bolo ele e levei um pedaço para uma vizinha muito amiga minha, e ela me encomendou o bolo, parabens obrigada pelo carinho, e pela receita muito bom!!! minha pagina é docuraecompanhia,webnode.com// beijos

    1. elisianemacedo disse:

      Você pode ainda incrementar colocando morangos, cerejas ou frutas secas, assim você consegue fazer um bolo diferente mas utilizando a mesma base de chocolate. Humm, quanta coisa gostosa na docuraecompanhia, parabéns.

      1. maria amelia disse:

        muito obrigada, é incrivel o bolo, todos gostaram, o receheio é perfeito, e vou sim ultilizar as dicas de encrementação com morangos, cerejas que concerteza ficaram divinos valeu pela dica. parabens pelo site.

  7. Bárbara Giselda Arruda Alves disse:

    Oiii!!!! Amei conhecer este cantinho maravilhoso,tenho algumas duvidas pois sou iniciante mais amo fazer bolos, tortas,mais preciso aprender ,massas, recheios e decoraçõ es, estou a procura de curso para poder aprender e começar a trabalhar vendendo as tortas e bolos.Uma pergunta licor de chocolate e essência de chocolate é tudo a mesma coisa se poder me ajudar obrigado bju sse parabéns pelas receitas…..
    \

    1. elisianemacedo disse:

      Bárbara, obrigada pela visita, espero que experimente fazer este bolo de chocolate, ele é uma delícia. São diferentes, a essência geralmente tem gosto artificial, eu não gosto de utilizar nas minhas receitas, já o licor leva chocolate sua composição, além de um pouco de álcool. Abraços

      1. Bárbara Giselda Arruda Alves disse:

        OIII!!!!1 obrigado pelo retorno , mais ainda assim pergunto se tens um lugar que eu possa fazer um curso de tortas e bolos,,aprender fazer massas,recheios e decoração para os bolos e tortas…se poderes me indicar algum obrigado…bjusssss!!!!!

      2. maria amelia disse:

        BARBARA NA CHOK DOCE FESTA EM FRANCA EU SEI QUE TEM ALGUNS CURSOS, BEIJOSS!!!

      3. elisianemacedo disse:

        Oi Bárbara, que legal que você quer fazer cursos na área de confeitaria. Na confeitaria é importante seguir precisamente as quantidades e modo de preparo das receitas. Já na decoração você pode deixar a criatividade aflorar. Quanto a indicação de cursos depende da cidade onde você mora, mas de maneira geral você pode começar fazendo cursos rápidos de 4 ou 8 horas, estes cursos muitas vezes são oferecidos em lojas que vendem produtos específicos para confeitaria. A Vera Ramalho só ministra cursos em Brasilia, já a Isamara Amâncio mora em Florianópolis e viaja pelo Brasil para ministrar cursos. Abraços e não desista de se aperfeiçoar.

  8. Vera disse:

    Olá, nossa adorei a receita do bolo, pelas fotos parece ficar maravilhoso !!! esta receita dá para uma festa de aniversário para 60 pessoas ?

    1. elisianemacedo disse:

      Vera, este bolo é um dos meus preferidos, muito gostoso e não muito doce o que faz com que as pessoas repitam a fatia. Recomendo este tamanho para 30, no máximo 40 pessoas. Abraços

  9. Vera disse:

    ok querida !! muito obrigada pela informação, estarei fazendo hj depois eu coloco o resultado !! bjus

  10. DAYANA ALVES SILVA LOPES disse:

    Bom dia! Adorei a receita, mas achei um pouco grande, seu eu usar a metade dos ingredientes dará certo?
    Obrigada

    1. elisianemacedo disse:

      Bom dia, este bolo é uma delicia, todos gostam muito. Você pode diminuir os ingredientes de acordo com o número de ovos, o resto é proporcional, por exemplo, para 6 ovos, utilize 6 colheres de farinha, 6 de açúcar, 3 de cacau e 3 de óleo, verifique qual a melhor quantidade para a forma que vai utilizar. Se fizer na forma para 5,6 ou 7 ovos a metade do recheio já é o suficiente. Abraços.

  11. Boa noite! Sou fão do seu bolo de nozes, que já fiz umas 3 vezes e só recebi elogios. Esse de chocolate eu quero fazer para o aniversário de uma pessoa muito, muito especial, que é minha avozinha, que fará 99 anos! Isso mesmo, 99!! Mas… Gostaria de receber indicações de licores que você costuma usar, pra não ter risco de sair nadinha errado!
    Outra pergunta: se eu quiser fazer em forma redonda, qual tamanho você recomenda? E a forma retangular, poderia me dar as medidas exatas? Estou com medo de colocar em forma pequena e derramar. É por que fiquei na dúvida sobre o que seria uma “forma grande”. Última coisa: como derreter chocolate sem errar? Uma vez tentei fazer e queimou. tem que ralar o chocolate? Poderia me dar uma dica? Abraços!

    1. elisianemacedo disse:

      Olá Leticia, tenho certeza que o bolo de chocolate também vai fazer muito sucesso, sem dúvida é o bolo de aniversário que faço mais vezes, e sempre acaba tudo, se sua avó gostar de chocolate vai amar este bolo. O licor utilizo o de chocolate da marca Stock. A forma redonda utilizo a de 27cm de diâmetro, mas diminuo a receita para uns 8 ovos grandes, a retangular de 30 a 35 cm dá para fazer com 10 ovos mesmo. O que pode ficar diferente é a altura do bolo, o ideal é você conseguir cortar em 3 partes para ter duas partes de recheio, fica mais molhado. Se diminuir os ovos diminua os outros ingredientes da seguinte forma: se utilizar por exemplo 8 ovos, utilize 8 colheres de sopa de açúcar e 8 de farinha de trigo, 4 de cacau e 4 de óleo; é sempre a mesma lógica, o mesmo número de colheres de açúcar e de farinha que o número de ovos e a metade da quantidade de ovos de colheres de cacau em pó e óleo. O fermento basta diminuir um pouco. Para derreter o chocolate diminua a potência do micro ondas para a metade e derreta em 30 segundos, abra, mexa e se precisar continue a derreter e mexer a cada 30 segundos (sempre ajustando a potência). EU não ralo o chocolate nem pico, aí demora um pouco mais para derreter. Abraços e volte depois para contar se a sua avó gostou do bolo.

      1. Olá, Elisiane! Deu tudo certo com o bolo da minha avó! Foi um sucesso total… Acabou que tinha muita criança na festa e eu optei por molhar o bolo com guaraná mesmo… Depois se VC tiver dicas de caldas que não levem álcool e sejam boas para este bolo, poste aqui para nós! Bjão! Valeu muito!!!

  12. Valeria disse:

    Se eu quizer fazer com mousse de chocolate e pedaços de morango.. Será que ficara bom tbm?

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, já fiz este recheio e acrescentei pedaços de morango, ficou ótimo. Quanto a mousse tem que ver se a consistência é firme o suficiente para o bolo não desmontar.

  13. Helen disse:

    Olá,
    Tudo bem?
    Adorei essa receita e quero fazer essa semana para o niver da minha amiga.
    Mas como moro no exterior não tenho acesso aos ingredientes do recheio/ cobertura.
    Qual sua sugestão para essa troca?
    Muito obrigada

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Helen, não sei qual ingrediente que você não tem acesso, se me dizer qual é e o país onde está posso tentar te ajudar. É uma pena porque esta combinação de ingredientes fica muito boa. Já fiz recheios utilizando requeijão ou cream cheease, mas é preciso testar bastante, tanto pelo sabor, como pela consistência.

  14. eliana disse:

    boa tarde me chamo eliana quando vi este bolo fiquei com vontade de comer me via toda hora comendo ele vou fazer hoje pra ver como vai ficar

  15. Simone disse:

    Olá Elisiane, gostaria de saber se aceita encomendas?

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Simone, só faço esse bolo para minha família e amigos mais queridos. Abraços

Deixe um comentário

