Bolo de Cenoura Mesclado

Bolo de Cenoura Mesclado
Bolo de Cenoura Mesclado

Mais uma receita de bolo de cenoura? Pois é, eu sou fã número 1 de bolos de cenoura, e por isso estou sempre fazendo novas experiências, principalmente tentando imitar os bolos que compro nas confeitarias da cidade. Esta receita me inspirei a fazer em um domingo à tarde, depois de mais uma ida frustrada à confeitaria e de ter ouvido que o bolo de cenoura tinha acabado.

Naquela hora, minha vontade era a de comer um bolo de cenoura com chocolate, docinho e bem molhado, e que fosse vapt-vupt para fazer, por isso cozinhar a cenoura nem pensar! (como o desta receita) Por isso fiz uma receita que leva um pouco mais de óleo, o que deixa o bolo mais propenso a sugar a cobertura, que foi preparada de forma a ficar quase líquida e jogada no bolo ainda quente. Todos os pedaços tem bastante chocolate, não importando se são do canto ou do meio, o da foto é do meio do bolo e está repleto de chocolate.

A xícara utilizada como medidor é a menor, de 200ml.

Massa

  • 4 xícaras de cenoura crua ralada
  • 4 ovos inteiros
  • 1 xícara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar cristal
  • 2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

 

 

Bata no liquidificador os ovos, o óleo e a cenoura. Peneire a farinha em uma bacia, acrescente o açúcar e a mistura batida no liquidificador. Mexa com uma colher. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Unte e enfarinhe uma forma retangular média e cozinhe em forno pré-aquecido, 180 graus, por cerca de 25 minutos, ou até que fique levemente dourada.

Cobertura

  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar cristal
  • 3/4 xícara de cacau em pó
  • 3/4 xícara de leite
  • 1/2 (meia) xícara de margarina

 

 

Comece a preparar uns 10 minutos antes do bolo terminar de assar. Coloque os ingredientes em uma panela, leve ao fogo, mexendo o tempo todo, até que perceba que a mistura comece a ficar mais espessa, sem deixar engrossar. Coloque a cobertura, sobre o bolo, aos poucos, com a ajuda de uma colher, dando tempo para a cobertura penetrar entre uma e outra colherada.

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Carolina Macedo disse:

    Já comi feito pela própria Elisiane… e é muito gostoso!

  2. Fabiana Lauxen disse:

    Meu bolo preferido! Vou fazer de presente pra minha avó, mãe do meu pai.
    Beijo Lise!

  3. Renato disse:

    Hum… eu amo deste bolo e minha amada esposinha lindona vai prepará-lo para mim agora! Ai que delícia….

    1. elisianemacedo disse:

      Renato, obrigada pela visita. Espero que você e sua esposa tenham gostado do bolo. Abraços

  4. Renato Silva disse:

    Hum… eu amo deste bolo e minha amada esposinha lindona vai prepará-lo para mim agora! Ai que delícia…

    1. elisianemacedo disse:

      Renato, também amo bolo de cenoura, mas ultimamente tenho feito com outra cobertura: 1 lata de leite condensado + a mesma quantia de leite de vaca + 4 colheres de sopa de nescau (ou 2 de nescau + 2 de chocolate do padre), leva tudo ao fogo até ficar cremoso. Abraços

  5. Cris disse:

    Fiz o bolo de cenoura com a cobertura que ensinaste. Ficou delicioso, todos adoraram aqui em casa. Agora vou testar as receitas das cucas. Obrigada. Cris

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Cris, eu sempre faço bolo de cenoura e no momento tem outra cobertura que gosto mais: 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 2 col(sopa) achocolatado, 2 col(sopa) de chocolate do padre, 1 col(sopa) rasa de margarina, cozinho até ficar no ponto de brigadeiro cremoso e jogo sobre o bolo. Já a massa prefiro a que está na receita https://elisianemacedo.wordpress.com/2011/03/29/bolo-de-chocolate-e-cenoura/ dobrando os ingredientes do bolo de cenoura e sem fazer o bolo de chocolate.

  6. jennifer disse:

    nossa ficou muito bom super fofinho… queria uma receita que tivesse a cenoura ralada com a quantidade de xícaras pois assim não tem erro vou fazer sempre um abraço jennifer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s