Pão de Azeite e Parmesão

Pão de Azeite e Parmesão
Pão de Azeite e Parmesão

Gosto muito de fazer pães e outros alimentos que utilizam o fermento biológico, como cucas e roscas. O processo inicial de preparo é rápido, mas tem toda aquela espera para deixar dobrar de volume, modelar e aguardar novamente até voltar a crescer. Todo este cuidado e envolvimento com o preparo do alimento só termina quando o pão saí quentinho do forno.

Este pão fica muito leve, aerado e de sabor delicioso, uma mistura do gosto do parmesão e do azeite de oliva. Pode ser modelado na forma de pequenos pãozinhos ou pão trançado, como este na foto.

Acrescentei uma foto com o fermento que gosto de utilizar nas receitas que pedem fermento seco. Gosto desta marca, saf-instant, e a embalagem de cor dourada é um pouco mais forte que o da embalagem vermelha. Massas adoçadas geralmente são mais difíceis para crescer e portanto opto por utilizar o fermento da embalagem dourada.

Ingredientes

  • 350 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) cheia de fermento biológico seco
  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
  • 1/2 colher (sopa) açúcar cristal
  • 1/2 colher (sobremesa) de sal
  • 125 ml de água
Fermento instantâneo
Fermento instantâneo

Bata no liquidificador os ovos, o azeite, o sal e açúcar por cerca de 1 minuto. Coloque a farinha em uma bacia, misture o fermento e em seguida o queijo. Jogue a mistura dos ovos sobre a farinha, misture um pouco com uma colher, acrescente a água aos poucos, misture com as mãos, sem sovar a massa. Tampe a massa com um pano de prato e aguarde até dobrar de volume.

Após dobrar de volume amasse um pouco e divida em três partes, forme um cordão de massa com cerca de 30 cm de comprimento, com cada parte. Trance os cordões e coloque o pão em uma forma untada. Aguarde até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido, 180 graus de 25 a 30 minutos, ou até que esteja dourado.

Pão de Azeite e Parmesão
Pão de Azeite e Parmesão
16 comentários Adicione o seu

  1. Gizelda disse:

    Olá Elisiane, parabéns por este maravilhoso blog, vc tem mãos mágicas! Dá pra sentir o sabor só de olhar as fotos das receitas!!
    Mas fiquei com uma pequena dúvida nesta receita: o fermento utilizado é aquele biológico seco que vem no pacotinho de 10g? Neste caso, posso utilizar todo o pacotinho?
    Desde já agradeço pela atenção e por disponibilizar estas delícias!
    Bjos e felicidades!
    Gizelda

    1. elisianemacedo disse:

      Gizelda, obrigada pela visita, espero que você faça a receita do pão e outros do blog. Só coloco receitas no blog que eu realmente gosto muito e que eu já fiz várias vezes. Você pode utilizar o fermento que mencionou e 10 gramas é a quantidade correta. Adicionei no post uma foto do fermento que utilizo, mas só tenho encontrado esta marca em redes de atacados. Para o pão fica bem macio não aumente a quantidade de queijo.
      Abraços, Elisiane

  2. eu e eu disse:

    nossa a receita ta linda…mas aqui na alemanha é um saco pra achar certos ingredientes

    1. elisianemacedo disse:

      Obrigada, este pão é uma delícia, substitua por produtos equivalentes, não tem o que dar errado. Abraços

  3. eu e eu disse:

    onde voce acha esse fermento pra comprar? eu olhei ate o amazon mas nao achei.
    sera que posso usar o fermento seco da otcker?
    abracos e parabens pelas receitas

    1. elisianemacedo disse:

      Oi, pode utilizar qualquer fermento para pão, a única diferença entre os fermentos de pão é que pode demorar mais ou menos tempo para crescer. Abraços e boa sorte.

  4. eu e eu disse:

    aqui é Ge de novo…rsrs
    sera que posso substituir a agua por leite morno?
    sera que vai ficar pesado?
    brigadao e assim que eu fizer a receita dou um feedback do resultado…espero que eu consiga fazer bem como vc.
    abracos

  5. eu e eu disse:

    ou tra duvida…

    Qual a textura da massa na hora que eu misturo tudo na ultima etapa?
    ela fica mais pesada( por causa da agua) ou fica om textura lisa e fina?
    abracos

    gege

  6. eu e eu disse:

    ola, eu fiz a receita.
    mas eu nao sei o que eu arrumei que meu pao ficou pesado e com uma casca grossa,
    eu achei que minha massa ficou um pouco seca.
    o que sera que eu fiz? rsrsr

    abracos

    gege

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, o pão pode ficar duro se exagerar na quantidade de queijo, coloque apenas o recomendado na receita. Quanto a ficar pesado não sei dizer o que pode ter acontecido, será que foi porque não cresceu o suficiente? Abraços

  7. Juliana disse:

    Olá, Elisiane! Parece ótima a receita, a foto está tentadora! Posso tirar uma dúvida? Não sei se entendi bem… Você diz pra misturar a massa e deixá-la dobrar de volume por duas horas; após isso, amassá-la, moldá-la e novamente deixar dobrar de volume. Entendi corretamente? São dois períodos de duas horas para a massa crescer? Agradeço desde já.

    1. Juliana disse:

      Se não for abuso, mais uma dúvida: tudo bem substituir o parmesão pela mesma quantidade de alguma outra coisa, como alho torrado ou salaminho picado?

      1. elisianemacedo disse:

        Eu só fiz de queijo, mas acho que deve ficar ótimo com outros ingredientes. Se experimentar, você volta e conta se funcionou, abraços.

    2. elisianemacedo disse:

      Olá, o pão é muito gostoso, espero que vocẽ faça. Você deixa a massa crescer logo depois de misturar os ingredientes (até dobrar de volume, o tempo pode ser maior ou menor que 2 horas) e depois de moldar a massa deve novamente dobrar de volume. Abraços

      1. Juliana disse:

        Elisiane, acabei de tirar do forno. Como foi a primeira vez, fiz igualzinho à sua receita e a massa é sensacional, muito levinha. Não consegui fazer a trança, ou melhor, fiz mas no forno ficou tudo uma coisa só, hehehe, devo ter posto menos farinha. O único senão é que, para o meu gosto, precisa de um pouquinho mais de sal. No mais, ficou divino! Muito obrigada pela receita maravilhosa e pelas dicas 😉

      2. Juliana disse:

        Aff! Agora que eu estou vendo que a anta vestida aqui usou colher de chá em vez de colher de sobremesa pra medir o sal! Agora tá explicado, hahahaha!

Deixe um comentário

