Torta de Pera

Torta de Pera
Torta de Pera

Em viagem a França, tive a oportunidade de comer muitas tortas de frutas, o que me despertou para fazer experimentos nesta área. De posse de revistas e livros adquiridos lá e no Brasil, escolhi começar os experimentos pela “Tarte aux Poires” porque esta foi uma minhas prediletas, de sabor suave, onde há espaço para sentir os sabores da pera, das amêndoas e da manteiga.

De maneira geral, a base das tortas é fina, o açúcar menos doce (o açúcar mais comum na França não é de cana-de-açúcar), a quantia de creme é reduzida, mas a quantidade de frutas é generosa. Desse jeito dá até para repetir a fatia, sem peso na consciência.

Comece preparando a massa, em seguida cozinhe as peras, e por último prepare o recheio de amêndoas. Esta receita rende uma torta redonda de 30cm de diâmetro, ou uma torta de 26 cm e mais duas menores (cada uma de 14 cm de diâmetro). Veja na foto no final do post as formas utilizadas na confecção desta torta, gosto de utilizar as de fundo removível.

Massa – Pâte Sucrée

  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 100 gramas de manteiga
  • 60 gramas de açúcar
  • 1 colher de café de sal
  • 1 ovo

 

 

Misture a farinha e a manteiga com um garfo ou com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Adicione o açúcar, o sal e o ovo. Misture bem e forme uma bola com a massa, envolva em papel-filme e leve à geladeira por cerca de 40 minutos, assim a massa ficará mais resistente e poderá ser aberta com o rolo de massa.

Cobertura

  • 11 a 12 peras não muito maduras (Willians, D’Anjou ou Packan’s)
  • 4 colheres (sopa rasa) de açúcar cristal
  • 2 colheres (sopa) de geléia de damasco

 

 

Descasque as peras, corte ao meio (no sentido do comprimento) e retire as sementes. Coloque as peras e o açúcar em uma panela, cubra com água e cozinhe até as peras ficarem macias, mas sem desmontar. Deixe esfriar.

Recheio de Amêndoas

  • 125 gramas de açúcar cristal
  • 125 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 125 gramas de amêndoas sem pele
  • 2 ovos
  • 25 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de vodca
  • 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

 

 

Para retirar a pele das amêndoas, coloque as amêndoas em água quente por uns 5 minutos, em seguida remova as cascas pressionando com os dedos. Passe-as no processador com o açúcar de confeiteiro.

Na batedeira bata o açúcar e a manteiga, em seguida adicione os demais ingredientes e bata por mais uns 3 minutos. Reserve.

Abra a massa, com o auxílio de um rolo, na espessura de 2mm a 3mm, cubra o fundo e as laterais de uma forma de torta de maçã de 26 cm e de duas formas de 14cm de diâmetro. Cubra com o creme, observe na foto do passo-a-passo que o creme não deve ultrapassar a metade da altura da forma, por cima disponha as metades das peras cortadas em fatias (16 metades de pera na torta maior e 3 metades de pera em cada torta menor). Leve ao forno de 30 a 40 minutos, forno médio (220 graus) ou até que o creme fique ligeiramente dourado e a massa esteja cozida. Ao retirar do forno, pincele com a geléia de damasco misturada com um pouco de água, para dar brilho.

Torta de Pera Passo-a-Passo
Torta de Pera Passo-a-Passo
Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. erika disse:

    Me encantou essa torta de pera,vou fazer esta receita ! bjss

    1. elisianemacedo disse:

      Erika, o sabor é muito bom, espero que faça e aprove. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s