Bolo Recheado de Morango

Bolo Recheado de Morango
Bolo Recheado de Morango

Bolo de aniversário é muito bom, só na minha família temos quatro virginianos fazendo aniversário por estes dias. Como a época é de morangos, nada mais propício do que fazer um bolo refrescante com esta fruta. Gosto da combinação do brigadeiro com o azedinho do morango, da crocância da castanha de caju com a maciez aveludada do chantilly. A massa deste bolo é bem leve e porosa, fica deliciosa combinada com o chantilly. É um bolo que geralmente pede bis, por isso a receita abaixo é um bolo grande, que serve cerca de 30 pessoas.

Recheio de Brigadeiro Branco

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite (200 gramas cada)
  • 200 ml de leite integral

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo o tempo todo, até formar um brigadeiro um pouco mais cremoso que o de enrolar. O ponto do brigadeiro precisa ser firme o suficiente para rechear o bolo, mas sem ficar puxa-puxa. Tenha cuidado, esta mistura vai levantar fervura e pode transbordar da panela. Deixe esfriar antes de rechear o bolo.

Massa

  • 10 ovos grandes
  • 10 colheres (sopa bem cheia) de açúcar
  • 10 colheres (sopa bem cheia) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa rasa) de fermento em pó

 

 

Bata as claras na batedeira até que fiquem bem firmes, em seguida junte as gemas peneiradas e continue batendo por mais alguns minutos. Com a batedeira ainda ligada acrescente o açúcar, a farinha e por último o fermento. Depois que juntar o fermento, só deixe misturar ligeiramente e desligue. Asse em uma forma retangular grande (35x25x6) untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 180 graus, e deixe assar por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar antes de desenformar.

Recheio de Morango

  • 300 ml de chantilly para bater (Chanty Mix – Amélia)
  • 2 caixas de morango
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 50 gramas de suspiro
  • 150 gramas de castanha de caju moída em pedaços maiores

 

Deixe o chantilly na geladeira de um dia para o outro, é importante que esteja bem gelado no momento que for bater. Coloque o chantilly na batedeira e bata até ficar bem firme. Lave os morangos e amasse grosseiramente com um garfo, retire o excesso de água e adicione ao chantilly. Reserve na geladeira até o momento de rechear. O suspiro e as castanhas serão utilizadas sobre este creme na montagem do bolo.

Calda

  • 3 colheres (sopa) de leite condensado
  • 1 xícara de água filtrada

 

Leve ao fogo até ferver. Reserve para molhar o bolo.

Cobertura

  • 500 ml de chantilly para bater (Chanty Mix – Amélia)
  • 1 caixas de morango
  • castanha de caju

 

Bata o chantilly na batedeira até ficar bem firme. Depois de rechear o bolo cubra com uma camada generosa de chantilly, espalhe com o auxílio de uma espátula. Decore com bico de confeitar. Lave os morangos e decore a gosto. Salpique castanha de caju nas laterais do bolo.

Montagem

Corte o bolo em três partes. Coloque um camada de bolo, molhe com um pouco de calda, coloque o brigadeiro branco, espalhe com o auxílio de uma colher ou espátula. Coloque a segunda camada de bolo, molhe com um pouco de calda, coloque o recheio de morango, espalhe com uma colher, quebre os suspiros com a mão e coloque sobre o creme de chantilly, por cima salpique a castanha de caju. Finalmente coloque a última camada de bolo e molhe com o restante da calda. Cubra com papel alumínio e leve para gelar por algumas horas. Finalize o bolo com a cobertura. Conserve o bolo na geladeira, e consuma de preferência no mesmo dia.

Dicas:
– Recheie o bolo dentro da própria forma onde ele foi assado, forrada com papel alumínio. Deixe na geladeira por umas 3 horas (ou por 30 minutos no freezer), vire sobre um prato de bolo e decore.
– Se preferir pode utilizar creme de leite fresco, neste caso, pode ser necessário adoçá-lo. O chantilly da marca Amélia já é adoçado e vem em caixinhas de 200 ml ou de 1 litro, e só precisa de refrigeração depois de batido.

Bolo Recheado de Morango
Bolo Recheado de Morango
Anúncios

24 comentários Adicione o seu

  1. Paula disse:

    Oi, querida!
    Adorei seu blog, já anotei várias receitas pra fazer, muito obrigada e parabéns pelo trabalho!!!!

    1. elisianemacedo disse:

      Obrigada Paula, espero que você se inspire e faça uns bolinhos gostosos para sua família e amigos. Qualquer dúvida é só falar. Abraços, Elisiane

  2. Lanonimo disse:

    hummmmmmmmmm

  3. ane darteane santos da silva disse:

    gostei vou tenta faz

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Ana, obrigada pela visita, o bolo fica muito gostoso, espero que faça e que seja do seu agrado. Abraços

  4. Mary disse:

    Olá !!! Parabéns, parece divino!!!
    Acabei de anotar os recheios, amanhã é niver do meu filho 14 anos!!! E ele quer um bolo assim, vou fazer as massas ainda hoje, Obrigada!!!

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Mary, boa sorte, espero que o bolo do seu filho fique maravilhoso. A massa que recomendo é muito boa, e por ser levinha combina muito com os recheios da receita. Abraços

  5. jessica disse:

    sao 10colheres de farinha mesmo, ficou fino igual um chinelo e com gosto e cheiro fortissimo de ovo fiz duas vezes e ficou igualzinho,me ajuda o q fiz de errado

    1. elisianemacedo disse:

      Sim, está correto uma colher de sopa bem cheia de farinha para cada ovo adicionado na receita. Esta receita é de um pão de ló, que sempre leva muito ovo. Para não ficar com gosto de gema utilize sempre ovos frescos e peneire as gemas. O seu fermento ainda está bom? Utilizou uma forma com o tamanho adequado? Depois de adicionar a farinha, misture delicadamente, não pode sovar ou bater muito. Abraços, esta massa é a melhor para pão de ló que eu conheço, pena que não tenha dado certo para você.

  6. SHEILA LIMA disse:

    acabei de faze-lo, que massa boa nem leite vai e fica fofinha e levinha estou preparando para o aniversário de minha filha amanhã… bom encontrar receitas confiáveis… bjus no seu coração Paula. parabéns!!!

  7. SHEILA LIMA disse:

    Fiz, que massa boa nem leite vai e fica fofinha e levinha estou preparando para o aniversário de minha filha amanhã… bom encontrar receitas confiáveis… bjus no seu coração Paula. Parabéns!!!

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Sheila, obrigada pela visita e pelo retorno. Desde que aprendi a fazer esta massa em um curso, ela é a minha predileta para bolos recheados. Sucesso no aniversário. Abraços

  8. deuzeli alves 07@hotmail.com disse:

    Porque a receita de bolacha amanteigada não esta no blog

    1. elisianemacedo disse:

      Deuzeli, não sei de qual receita você está falando, é algum link que está quebrado?

  9. Adriana disse:

    Gostaria de saber se a massa não fica com gosto de ovo.

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Adriana, não fica com gosto de ovo, mas eu só uso ovo bem fresco e peneiro as gemas.

  10. Juliana Araujo disse:

    Minha flor amei esta receita, só fiquei em duvida no seguinte passo no Recheio de Morango onde vc cita 3 col de sopa de açúcar….gostaria de saber em que momento eu uso esse açúcar pq na receita vc não diz pra que….Bjs e aguardo sua responta

    1. elisianemacedo disse:

      Juliana, o açúcar vai no recheio de morango e chantilly, vou corrigir no post. Geralmente o morango é azedinho e mesmo o chantilly já sendo adoçado é importante adoçar mais.

  11. Fabiana Marcelino disse:

    Boa noite gostaria de saber quanto tempo o recheio de morango dura sem estragar PK gostaria de fazer esse bolo para uma festa 2 dias antes

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, gosto de preparar o recheio no mesmo dia que o bolo vai ser consumido, porque se sobrar ainda dá para comer por mais uns dias, mas se quiser antecipar é possível, mas tenha certeza que o morango esteja bem fresco e guarde o bolo na geladeira.

  12. Vera lucia disse:

    Quantos dias esse bolo pode ficar na geladeira

    1. elisianemacedo disse:

      Oi, como o morango estraga fácil, recomendo o consumo do bolo no mesmo dia ou no seguinte. Pode congelar as sobras que fica gostoso.

  13. Ana Paula Mendes de Oliveira disse:

    Olá! Meu aniversário é na sexta, se eu montar o bolo na quinta de manhã e reserva-lo,confeitado, na geladeira até à noite de sexta ele ainda fica bom ou já terá uma grande alteração?

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, pode fazer, no dia seguinte vai estar ótimo, o sabor fica mais acentuado. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s