Cuca Alemã Sovada

Cuca Alema Sovada
Cuca Alemã Sovada

A cuca desta receita é diferente das outras massas que tenho no blog porque é uma massa mais firme que pode ser aberta com rolo e recheada a gosto. Com ela dá para fazer cucas,pães doces e roscas. É preciso sovar bastante a massa, eu utilizo batedeira para fazer esta parte.

O recheio da cuca das fotos é o de coco com leite condensado e creme de leite, uma delícia. Você pode fazer o recheio que preferir: ganache de chocolate, frutas cristalizadas, uvas passa, geleias de frutas, goiabada cremosa, goiabada com requeijão, frutas frescas, etc.

A xícara utilizada como medidor é a de 200 ml.

Massa

  • 500 gramas + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/4 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de gordura (manteiga derretida + um fio de óleo)
  • 1 colher (sopa) de melhorador (opcional)
  • 200 ml de leite
  • noz moscada ralada (opcional)

Coloque os ingredientes secos (só coloque 500 gramas da farinha) na vasilha da batedeira e misture. Em outra vasilha bata ligeiramente os ovos com um garfo e acrescente a gordura. Coloque a mistura de ovos e gordura na batedeira e bata um pouco. Lembre de utilizar a pá específica para massas pesadas. Acrescente aos poucos o leite, e continue batendo. Se a massa ficar mole acrescente a 1/2 xícara de farinha adicional. Deixe bater por mais uns 10 a 15 minutos. Costumo parar a batedeira de vez em quando, e misturo um pouco com as mãos, e volto a deixar bater mais um pouco na batedeira.

A receita pode ser feita sem batedeira, mas neste caso, é importante sovar bastante a massa, o ponto ideal é aquele em que a massa não grude mais nas mãos. Caso utilize batedeira esta precisa suportar massas pesadas e faça apenas uma receita por vez.

Deixe a massa descansar até dobrar de volume (cerca de 2 horas). Depois de crescida divida a massa em duas partes e abra cada parte em um retângulo de 30 x 40 cm. Recheie, enrole pelo lado mais estreito, feche bem as pontas e coloque em forma de pão untada. Deixe descansar uns 10 minutos, pincele com gema, distribua grumos da farofa. Veja no final do post a foto do passo-a-passo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos, ou até que a parte superior esteja levemente dourada. Retire do forno e respingue um pouco de água sobre a farofa. Desenforme depois de frio. Cuidado para não assar demais, senão a cuca resseca, eu prefiro deixá-la mais clarinha, o sabor fica melhor.

Recheio

  • 150 gramas de coco ralado
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 gramas de creme de leite de caixinha

Misture tudo e reserve para rechear a massa. Se preferir um recheio mais doce não adicione o creme de leite.

Farofa

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1/3 xícara de manteiga amolecida
  • 2 colheres (sopa) creme de leite
  • raspas de limão
  • açúcar de baunilha
  • canela

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misture com as pontas dos dedos. Reserve. Faça a farofa somente perto da hora que for cobrir a cuca.

Cuca Alema Sovada
Cuca Alemã Sovada
Cuca Alema Sovada - Passo-a-Passo
Cuca Alemã Sovada – Passo-a-Passo
Anúncios

64 comentários Adicione o seu

  1. Oi Elisiane,
    Gostei muito de conhecer seus blogs e adorei as receitas.
    Virei mais vezes aqui para curtir suas fotos e receitas.
    Bj,
    Lylia

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Lylia, obrigada pela visita, espero que volte outras vezes. Abraços, Elisiane

      1. fernanda disse:

        esa receita de cuca da para pasar no cilindro…

      2. elisianemacedo disse:

        Oi, eu nunca passei esta massa pelo cilindro, mas como a consistência dela é para abrir com rolo, acho que deve ser possível. Boa sorte.

  2. iraci segundo disse:

    Como faço para que a farofa grude bem na cuca sovada, já que ela não é tão mole como a tradicional? Obrigada pelas receitas, todas são deliciosas, principalmente a de chocolate…

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Iraci, realmente com esta massa mais pesada e com forma estreita como a de pão é mais difícil colocar cobertura. O que ajuda é fazer uma farofa mais rala, mais fininha e seca, assim você faz grumos bem pequenos e joga sobre toda a cuca, ao assar a farofa vai aderir mais. Para fazer a farofa mais rala diminua a quantidade de gordura (ou da manteiga ou do creme de leite). A farofa é opcional, se não quiser não precisa colocar, mas acho que ela dá um toque de crocância que é uma delícia. Abraços e obrigada pela visita, espero que as receitas estejam funcionando para você.

  3. raul disse:

    como eu faço parra a cuca nao fica muito marrom

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, provavelmente o seu forno está muito quente, tente assar em 180 graus, pré-aqueça também nesta temperatura, por no máximo 5 minutos. Caso utilize forno elétrico, tente desligar a parte de cima, assim que a cuca dourar. De resto, você terá que conhecer o seu forno, ficar de olho e interferir enquanto estiver assando, pode abrir o forno à vontade para olhar, este tipo de massa não caí quando o forno é aberto. Boa sorte, Abraços

  4. Marlene disse:

    para que a farofa grude na cuca pode pincelar gema de ovo batido em cima da massa e depois coloque a farofa

  5. Ana disse:

    Otimas receitas, muito obrigada. Por favor, posso fazer esta cuca em uma Panificadora?
    Bjos 🙂

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Ana, obrigada pela visita. Pode fazer sim. Abraços

  6. Ana disse:

    Elisiane querida, esclareça uma duvida por favor, essa massa fica mais durinha ou mais mole. Coloquei a quantidade de farinha que tinha na receita e ela ficou muito mole.
    Acabei colocando mais farinha do que pedia a receita…

    BJOS 😉

    1. elisianemacedo disse:

      Ana, a massa é mais firme e não deve mais grudar nas mãos, para ficar neste ponto tem que sovar bastante. Pode ser que o tamanho dos ovos ou a farinha esteja provocando a diferença na consistência na massa, neste caso, o melhor é diminuir a quantidade de leite, vá colocando aos poucos e ajustando. A massa precisa ser firme porque será aberta com rolo de massa, como um rocambole. Caso não alcance a consistência e não sendo possível abrir com rolo, espalhe no fundo de uma forma de bolo, e coloque o recheio por cima da cima, e por último coloque a farofa, vai ficar parecendo com a cuca alemã recheada (https://elisianemacedo.wordpress.com/2008/11/09/cuca-alema-recheada/). Abraços e boa sorte.

  7. juliana disse:

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber o segredo para que o recheio não se misture a massa…para qdo cortar que apareça, gosto muito de recheio de doce de leite…mas qdo vou cortar está tudo misturado, não fica igual das que compro…vc sabe o segredo???
    obrigada

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, acho que não entendi muito o que você está querendo, mas seguem algumas sugestões: utilize um doce de leite mais consistente, concentre o recheio em um mesmo lugar e coloque uma quantidade generosa, além disso, uma massa mais firme como a apresentada na receita de cuca alemã sovada (https://elisianemacedo.wordpress.com/2011/10/23/cuca-alema-sovada/) ajuda para que o recheio não se misture à massa. Abraços

      1. juliana disse:

        Olá, vc entendeu simmmm, é isso mesmo, quero que o recheio apareça na hora de cortar…fiz uma que o doce se misturou a massa e qdo cortei nem dava para perceber que tinha algo dentro, parecia massa pura!!!!!
        Obrigada pela dica
        Abraços

  8. Maria Alice disse:

    Ficou uma delícia, fiz ganache de chocolate meio amargo. Moro no sul e hoje estava um pouco frio então usei duas colheres de fermento para a massa de 300g de farinha, deu certo!!!
    Obrigada!

    1. elisianemacedo disse:

      Maria Alice, que legal, depois de ler sua mensagem fiquei com vontade de comer cuca! Se tiver oportunidade experimente a receita da Cuca Alemã de Chocolate no endereço https://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/, a massa é mais molhadinha, não é de enrolar, e fica uma delícia, e claro o recheio pode ser o que você preferir. Abraços

  9. VERA ARAÚJO disse:

    BOM DIA VOU ESPREMENTAR SUA RECEITA MUITO OBRIGADO POR ENSINAR PASSO A PASSO A MONTAGEM UM ABRAÇO

    1. elisianemacedo disse:

      Legal, torço para que fique uma delicia. Abraços

  10. Glauciane Miranda disse:

    Bom dia, é a primeira vez que passo pelo seu blog, sou do MT, acordei cedo na intenção de fazer uma cuca, procurando, achei seu blog com a receita, que maravilha, era uma receita dessa que estava procurando, pois fiz uma semana passada que a massa fica mole igual a de bolo, e a farofa desceu, que raiva viu, ficou um bolo normal, mais agora com a sua receita vou acertar, beijinhos, e vou voltar mais vezes, tchau tchau, e que vc tenha um ótimo final de semana.

    1. elisianemacedo disse:

      Olá Glauciane, obrigada pela visita, espero que tenha feito a cuca e que tenha gostado. No caso desta massa ficar mais mole que o desejado, você pode diminuir um pouco a quantidade de água, o indicado é ir acrescentando a água aos poucos, até atingir o ponto desejado. Abraços

  11. joseani disse:

    ola,como faço para fazer recheio de banana,e com frutas frescas,adorei as receitas,bjs

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Joseani, obrigada pela visita. A banana amasse com um garfo, adoce a gosto e adicione um pouco de canela, basta umas duas unidades para cada cuca. O morango basta cortar em fatias e salpicar um pouco de açúcar. As demais frutas prefiro fazer geléia e não as utilizo cruas. Abraços, Elisiane

  12. paulinho disse:

    elisiane adorei seu blóg. Vou fazer a cuca agora. Bjs

    1. elisianemacedo disse:

      Obrigada Paulo, espero que a cuca tenha ficado uma delícia. Abraços

  13. André disse:

    Boa tarde. Elisiane, eu tentei usar o fermento fresco… 2 tabletes pra 1 receita. A cuca não cresceu quase nada ficou dura, acabou indo fora, uma pena… Podia usar o fermento fresco ou somente o granulado mesmo?

    1. elisianemacedo disse:

      Oi André, que pena que não deu certo, mas você pode sim utilizar fermento fresco, mas utilize uma quantia um pouco maior: 3 a 4 tabletes de 15 gramas. Tenha certeza que o fermento esteja fresco, este tipo de fermento rapidamente perde a validade, mesmo se guardado na geladeira. Abraços

  14. Juliana disse:

    Olá, Elisiane! Já comentei aqui uma vez para tirar uma dúvida sobre a cuca de chocolate (que é maravilhosa, por sinal) e você me respondeu prontamente. Dá gosto de ver o seu capricho tanto com as receitas super bem explicadas quanto no cuidado com o blog 🙂
    Posso abusar e tirar mais umas dúvidas? Estou pensando em fazer essa receita da massa sovada, mas não tenho a batedeira adequada. Nesse caso, sovo na mão por quanto tempo? 30 minutos? Se eu diminuir pela metade (se entendi bem, essa receita é dobrada, estou certa?), quanto tempo você acha que precisa de sova? Por fim, se eu fizer essa mesma quantidade, posso assar uma e guardar a massa na geladeira por uns dois dias pra assar depois?
    Um beijão e parabéns pelo ótimo trabalho!

    1. elisianemacedo disse:

      Olá Juliana, obrigada por retornar ao blog, claro que posso responder às suas perguntas. Você pode diminuir os ingredientes pela metade e fazer apenas uma cuca, esta massa nunca guardei na geladeira de um dia para o outro, acho que não deve dar certo, porque a massa tende a pegar mais umidade e então não deve dar ponto para enrolar. Caso queira tentar, recheie e enrole a cuca, guarde em saco plástico bem fechado na geladeira, tire da geladeira uns 30 minutos antes de assar, para voltar a temperatura ambiente. O tempo de sovar varia muito de pessoa para pessoa, o importante é que a massa deixe de grudar nas mãos, este é o ponto a ser observado. Espero que faça a cuca e depois conte aqui no blog como foram as suas experiências. Abraços

  15. Angela disse:

    Copiei!!! 😀 Obrigada pelas deliciosas receitas, adoreiii!!! beijos

    1. elisianemacedo disse:

      Obrigada pela sua visita, não precisa se preocupar em copiar as receitas, sempre que precisar será bem vinda ao blog. Eu mesmo, utilizo o blog como o meu caderno de receitas, levo o celular para a cozinha e acesso o blog. Abraços

  16. Marly Padilha disse:

    Oi Elisiane, sempre faça cucas com massas moles mas gostei muito dessa receita e vou fazer, depois volto para dar o resultado. bjs

    1. elisianemacedo disse:

      Marly, obrigada pela visita, espero que goste da cuca, volte para dizer se gostou do resultado. Abraços, Elisiane

  17. Marly Padilha disse:

    Oi Elisane posso fazer essa massa com açucar refinado.

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Marly, você pode também fazer a cuca com açúcar refinado. Abraços

  18. Marly Padilha disse:

    Oi Elisiane,fiz a cuca com açucar refinado ficou uma delicia,e não usei batedeira apenas sovei bem, ficou muito macia. Obrigado . abraços

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Marly, muito obrigada por compartilhar a sua experiência, fico feliz que a cuca ficou gostosa. Experimente também a cuca alemã que está no post https://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/ a massa é mais mole e o resultado é maravilhoso, é a minha receita preferida de cuca. Abraços, Elisiane

  19. Juliana disse:

    Elisiane, voltei para agradecer a ajuda e comentar que a cuca é realmente muito boa; só devo ter feito alguma pequena besteira (provavelmente tirado do forno antes de ela estar totalmente assada) porque ela ficou um pouco grudenta e com leve gosto de massa crua junto ao recheio. Mas mesmo assim tava boa, ou seja, quando der certo, vai ficar maravilhosa! Fiquei pensando em fazer de goiabada e requeijão, e imaginando se não daria certo usar, em vez de goiabada cremosa e requeijão, usasse cubinhos bem pequenininhos de goiabada e queijo minas. O que você acha? Será que daria certo?

  20. elinara disse:

    Ola Elisiane eu fiz a cuca de leite moça porem a massa não cresceu e o recheio transbordou, preciso de uma ajuda sua pois preciso fazer uma cuca dessa pra amanha.

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Elinara. leite condensado é muito liquido para rechear este tipo de cuca, você pode fazer um brigadeiro cremoso com 1 lata de leite condensado + 1 caixinha de creme de leite, deixar esfriar (para endurecer um pouco) e depois rechear. Doce de leite pastoso, como o da Itambé, também fica bom. Quanto a não crescer veja se o fermento está fresco e caso o tempo esteja frio pode colocar 1 colher (de sopa) a mais. Abraços e boa sorte.

  21. Sabrina Dalbosco disse:

    Essa receita rende quantas cucas?

    1. elisianemacedo disse:

      Duas cucas assadas em forma de pão. Abraços

  22. vo fazer pra ver como fica!

    1. elisianemacedo disse:

      Faça mesmo, a cuca é muito gostosa. Abraços

    2. elisianemacedo disse:

      Depois você volta para dizer como foi. Abraços

  23. Mary disse:

    Olá elisiane macedo, sou de Santa Catarina, e adoro cucas, mas não sei fazer, minhas tentativas foram uma tragédia, olhando seu blog tive certeza que agora vou acertar a receita, vou fazer e depois volto para dizer como foi…kkkkk

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, espero que tente as receitas do blog, acho mais fácil começar pela cuca de chocolate que está no meu blog em https://elisianemacedo.wordpress.com/2010/06/03/cuca-alema-de-chocolate/
      Abraços

  24. Fernanda da Silva Nolasco disse:

    Olá, acrescentei farinha de milho média na farofa, parece que ficou mais firme. Coloquei para assar neste momento. Vamos aguardar 30 min para saber como ficou?! Obrigada por compartilhar receitas.

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, nunca tinha pensado em fazer esta modificação, deve ficar ótimo.

  25. Fernanda da Silva Nolasco disse:

    Enfim, o resultado das cucas, fiz uma com recheio de banana e a outra com recheio sugerido na receita (coco, leite condensado e creme de leite). As modificações foram: na farofa acrescentei farinha de milho média, pincelei com ovo primeiro e após o descanso de 10 min. Ficou muito bom!

    1. elisianemacedo disse:

      Legal, novos truques para testarmos, obrigada!

  26. elenita pinto disse:

    posso passar a massa no cilindro elétrico

    1. elisianemacedo disse:

      Elenita, nunca fiz no cilindro, mas acho que deve dar certo porque a massa não é muito mole. Abraços

  27. ola ! fiz a cuca como na receita ,mas esqueci de colocar o sal e inves do fermento seco coloquei o gelado ,sera que vai dar certo ?

    1. elisianemacedo disse:

      Oi, a cuca sem sal não deve funcionar, a massa não para de crescer.

  28. Silmara disse:

    Olá. Fiz com todo capricho.. mas não dobrou de tamanho… Já está há uns 20 min no forno e não cresceu. O que será que deu errado?
    Obrigada

    1. elisianemacedo disse:

      Oi, geralmente o problema é o fermento não ser de boa qualidade.

  29. Poliana Fonseca disse:

    Olá! Gostei mto da receita e estou querendo fazer, mas gostaria de saber se posso usar a margarina no lugar de manteiga ou tem q ser manteiga msm? Desde já mto obgdaa!!

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, pode substituir a manteiga pela margarina.

  30. Gustavo disse:

    É muito bom.. fiz e ficou show..

  31. Ester disse:

    Da pra fazer essa cuca com fécula de mandioca

    1. elisianemacedo disse:

      Olá, eu nunca fiz, teria que testar.

  32. jurema disse:

    Maravilhosa!! vcs mandam receitas pelo zap (77)991945534

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s