Pão de Queijo

Pão de Queijo
Pão de Queijo

Dizem que o verdadeiro pão de queijo é feito com queijo de minas, deve ter aquela massinha por dentro, e o sabor geralmente é bem suave, mas pode ser realçado com cebola, alho, orégano, queijo parmesão ou linguiça calabresa. Esta receita é de uma culinárista mineira, fiz um curso com ela, e aprendi a fazer vários quitutes típicos de lá, um mais gostoso que o outro. Com o tempo vou publicar outras receitas dela aqui no meu blog.

O queijo de minas curado e o polvilho doce caipira, ingredientes centrais nesta receita, compro em uma feira aqui na cidade. É importante escolher bons produtos para que o pão de queijo fique bem especial. Observe que se o queijo já for mais salgado pode ser necessário ajustar a quantidade de sal da receita. Como o produto pode ser congelado aproveito para fazer uma quantidade maior quando tenho mais tempo, e assim sempre tenho pão de queijo para servir para o lanche.

Ingredientes

  • 5 copos americanos de polvilho doce caipira
  • 1 copo americano de leite
  • 1 copo americano de água
  • 1 copo americano de óleo
  • 2 copos americanos de queijo de minas curado ralado fino
  • 5 ovos – peneirar as gemas
  • 1 colher (sopa rasa) de sal

 

Leve ao fogo o óleo, a água e o leite até ferver. Despeje sobre o polvilho para escaldá-lo, misture bem e deixe esfriar. Acrescente os ovos, aos poucos, sovando a massa (ela ficará pegajosa), até dar o ponto, deve desprender da mão. Acrescente o queijo e o sal, amasse bem. Se ficar muito duro depois de colocar o queijo, pode adicionar mais um ovo. Enrole fazendo bolinhas e leve para assar em forma não-untada em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos, ou até ficar levemente dourado.

Dicas:
– Acrescente orégano e ½ xícara de calabresa passada no processador para saborizar.
– Para congelar, molde as bolinhas, coloque em uma forma de assar (não será assado agora, é só para um não colar no outro), leve ao freezer. Depois de congelado acondicione em sacos plásticos, bem fechados. Mantenha no freezer até o momento de assar. Leve diretamente do freezer para o forno. Quando congelados tendem a demorar mais tempo para assar, no meu forno demora uns 40 minutos.

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Thaciana Cerqueira disse:

    Olá Elisiane,
    Tudo bem contigo? Nos conhecemos no aniversário da esposa do Rosalvo, a Rose. Você me falou sobre o seu blog. Só agora que tive tempo de olhar e descobri maravilhosas receitas. Parabéns pelo blog!!
    Gostei de todas as receitas, mas não sei por onde começar. Como te falei, nunca fiz massa de pães ou roscas. O que você indica?
    Beijos, Thaciana

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Thaciana, comigo tudo bem, obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado do blog. Você pode começar pelas sobremesas, que são muito fáceis: recomendo o estrogonofe de chocolate e o pavê zaman, eles são divinos, faço com muita frequência. Na seção de bolos você pode fazer o bolo de maçã e nozes e o bolo farofa de banana, ambos são muito práticos e deliciosos. Na seção de pães e roscas comece pelo pão recheado e pela rosca de padaria, estas receitas não requerem equipamentos ou ingredientes especiais, e estas duas receitas e mais a do pão doce, são as minhas prediletas. Abraços, volte depois para dizer se testou e aprovou as receitas.

  2. talita évellyn barbosa disse:

    Adorei as receitas adoraria se vcs mandasem receitas para o meu email

    1. elisianemacedo disse:

      Talita, obrigada pela visita. Aproveite para ver as receitas do blog, você pode procurar pela categoria ou então por palavra chave, tem mais de 50 receitas esperando por você. Não costumo enviar por email, se tiver qualquer problema para acessar o blog me avise. Abraços

  3. fran oliveira disse:

    ola gostaria d ereceitas que levam polvilho tanto doce como azedo, se puder me ajudar obrigada.

  4. Regina disse:

    Perfeita a sua receita de pão de queijo!!! É esta mesmo que eu faço!!! Se precisar de polvilho e queijo de minas é só falar.!!!! Bjs e um ótimo restinho de semana!!!

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Regina, a opinião de alguém que mora em Minas, a “terra do pão de queijo” conta muito, obrigada. Gosto da receita porque sempre dá certo. Abraços e bom final de semana.

  5. inge Erika K. medeiros disse:

    As bolachinhas de natal fiz esta semana.lembrar o tempo de criança, minha mãe fazia e distribuia pra todo mundo, geralmente era presente para as crianças, depois fazia para os netos.Muito saborosas.faziam sucesso, até hoje se lembram delas.

    1. elisianemacedo disse:

      Humm, nada melhor que comida de Mãe, minha Mãe também faz no natal um biscoito de araruta que é uma delícia!! Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s