Biscoito de Mel e Canela

Biscoito de Mel
Biscoito de Mel

Recentemente uma amiga trouxe para o trabalho biscoitos de mel, provenientes de Santa Catarina, que além de lindos são deliciosos. Decidi que acharia uma receita que se aproximasse da delícia que havia comido. Lembrei da receita de Königkuchen publicada em um jornal catarinense numa seção de receitas natalinas alemães. Os testes começaram e depois de alguns tentativas e ajustes, principalmente na quantidade de mel e especiarias e no tipo de fermento utilizado, cheguei a um biscoito bem gostoso, crocante, porém diferente do que a amiga trouxera.

O biscoito feito à base de mel tem a tendência de ficar macio, pouco crocante. Com a utilização do bicarbonato de amônio, uma camada fina de massa e assar bem consegui deixá-lo crocante. Além disso, o mel com seu sabor característico faz com que os demais ingredientes passem quase despercebidos, por isso é necessário colocar quantidades razoáveis de canela, cravo e noz moscada.

Confira no final do post uma foto do biscoito que minha amiga trouxe e que serviu de fonte de inspiração para mim. A decoração é linda e perfeita para fazer biscoitos e presentear.

Massa

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 170 gramas de açúcar mascavo
  • 170 gramas de mel
  • 1 ovo
  • 170 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 1/2 colher (sopa rasa) de canela em pó
  • 1 colher (sopa rasa) de cravo moído
  • 1 colher (sopa rasa) de noz moscada moída
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de amônio

 

 

Junte todos os ingredientes secos e misture com uma colher. Em seguida junte os demais ingredientes, misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Forme uma bola e leve para a geladeira por uns 30 minutos. Com auxílio de um rolo de macarrão abra a massa na espessura de 3 a 4 milímetros, corte com auxílio de cortadores de biscoito. Distribua em forma untada, mantendo uma pequena distância entre eles. Leve para assar em forno quente (pré-aquecido) por cerca de 10 minutos ou até que as bordas comecem a dourar. Retire da forma só depois de esfriar um pouco.

Cobertura I

  • 250 gramas de glacê real em pó (marca Arcolor)
  • 50 ml de água filtrada
  • 5 gotas de limão
  • corantes em gel (Arcolor)

 

Junte os três primeiros ingredientes e bata na batedeira por cerca de 10 minutos. Separe em pequenas porções e junte o corante desejado. O corante da Arcolor é bem forte, coloque apenas uma pontinha de faca, misture e veja se chegou no tom desejado. Coloque em saquinhos de confeitar (ou em saco plástico grosso), utilize bico de confeitar da Wilton número 1 (bem fininho, próprio para confeitar biscoitos) faça um contorno no biscoito, deixe secar um pouco, e em seguida preencha a parte interna do biscoito (que está dentro do contorno) com glacê real. Para preencher a parte interna utilize uma colher bem pequena para espalhar o glacê.

Cobertura II

  • 150 gramas de chocolate ao leite

 

Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho maria, faça a temperagem (se for chocolate puro) e utiize para decorar. Com auxílio de bico de confeitar faça um contorno de chocolate e em seguida preencha a parte interna com chocolate.

Biscoito de Mel
Biscoito de Mel
Anúncios

8 comentários Adicione o seu

  1. césar disse:

    nossa gostei muito da dica, parabéns pelos seus trabalhos.

    1. elisianemacedo disse:

      César, obrigada pela visita, espero que experimente e faça algumas receitas. abraços

      1. ariadny disse:

        gostei muito delicioso kkkkkkkk

      2. elisianemacedo disse:

        Espero que experimente o biscoito, é bem gostoso. Abraços.

  2. Raquel disse:

    Os biscoitos em SC, geralmente levam melado na receita… eu tinha uma de uma tia qu efazia estes biscoitos, eu perdi a receita… uma pena… Boas lembranças da infancia!

    1. elisianemacedo disse:

      Oi Raquel, obrigada pela visita. Não lembro de ter comido estes biscoitos, devem ser uma delícia, já vi muitas receitas que levam açúcar mascavo, que lembra em muito o sabor do melado.
      Abraços

  3. Flavia Bolzan disse:

    Hummm já comi estes biscoitos de santa catarina, inclusive servi no nascimento da minha filha e até hj procuro uma receita q se aproxime mas, sem sucesso, depois vou tentar fazer a sua!

    1. elisianemacedo disse:

      Flávia, volte para contar como foi sua experiência, abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s